Exercícios sobre orações subordinadas substantivas (com respostas)
Orações subordinadas substantivas exercem funções de substantivo na frase, podendo ser sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto. Elas são introduzidas por conjunções subordinativas (como "que" e "se") ou pronomes interrogativos.
Através de exercícios e análises detalhadas, aprofundaremos nosso conhecimento sobre esse importante tópico gramatical.
Questão 1
Identifique a alternativa em que a oração subordinada exerce a função de sujeito do verbo da oração principal:
a) Não queria que José fizesse nenhum mal ao garoto.
b) Não interessa se o trem solta fumaça ou não.
c) As principais ações dependiam de que os componentes do grupo tomassem a iniciativa.
d) Era uma vez um sapo que não comia moscas.
e) Nossas esperanças eram que a viatura pudesse voltar a tempo de sair atrás do bandido.
A oração subordinada substantiva "se o trem solta fumaça ou não" exerce a função de sujeito do verbo "interessa" na oração principal.
Questão 2
Classifique a função da oração subordinada substantiva destacada na frase: "Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida."
a) completiva nominal
b) objetiva indireta
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva
A oração subordinada substantiva "de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida" completa o sentido do adjetivo "seguro", presente na expressão "Estou seguro". Esse tipo de complemento, ligado a nomes (adjetivos ou substantivos), é chamado de complemento nominal.
Questão 3
Assinale a alternativa em que a oração destacada do período exerce a função de subordinada substantiva apositiva.
a) Não me disseram onde moravas
b) A rua onde moras é muito movimentada.
c) Só me interessa saber uma coisa: onde moras.
d) Morarei onde moras.
e) n.d.a.
A oração destacada "onde moras" explica e especifica o termo "uma coisa", funcionando como aposto.
Questão 4
Classifique a função da oração subordinada destacada em: "Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais."
a) substantiva completiva nominal
b) substantiva subjetiva
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva objetiva indireta
A oração subordinada "de que somos todos mortais" completa o verbo "se esquecem", que exige a preposição "de". Quando uma oração subordinada substantiva completa um verbo transitivo indireto (com preposição), ela exerce a função de objeto indireto.
Questão 5
Identifique a alternativa em que a oração subordinada exerce a função de substantiva predicativa.
a) Espero que venhas hoje.
b) O aluno que trabalha é bom
c) Meu desejo é que te formes logo.
d) És tão inteligente como teu pai.
e) n. d. a.
A oração subordinada "que te formes logo" funciona como predicativo do sujeito "Meu desejo". Nesse caso, a oração subordinada substantiva complementa o verbo de ligação "é", atribuindo uma característica ao sujeito.
Questão 6
“De repente chegou o dia dos meus setenta anos.
Fiquei entre surpresa e divertida, setenta, eu? Mas tudo parece ter sido ontem! No século em que a maioria quer ter vinte anos (trinta a gente ainda aguenta), eu estava fazendo setenta. Pior: duvidando disso, pois ainda escutava em mim as risadas da menina que queria correr nas lajes do pátio quando chovia, que pescava lambaris com o pai no laguinho, que chorava em filme do Gordo e Magro, quando a mãe a levava à matinê. (Eu chorava alto com pena dos dois, a mãe ficava furiosa.)
A menina que levava castigo na escola porque ria fora de hora, porque se distraía olhando o céu e nuvens pela janela em lugar de prestar atenção, porque devagarinho empurrava o estojo de lápis até a beira da mesa, e deixava cair com estrondo sabendo que os meninos, mais que as meninas, se botariam de quatro catando lápis, canetas, borracha – as tediosas regras de ordem e quietude seriam rompidas mais uma vez.
Fazendo a toda hora perguntas loucas, ela aborrecia os professores e divertia a turma: apenas porque não queria ser diferente, queria ser amada, queria ser natural, não queria que soubessem que ela, doze anos, além de histórias em quadrinhos e novelinhas açucaradas, lia teatro grego – sem entender – e achava emocionante.
(E até do futuro namorado, aos quinze anos, esconderia isso.)
O meu aniversário: primeiro pensei numa grande celebração, eu que sou avessa a badalações e gosto de grupos bem pequenos. Mas pensei, setenta vale a pena! Afinal já é bastante tempo! Logo me dei conta de que hoje setenta é quase banal, muita gente com oitenta ainda está ativo e presente.
Decidi apenas reunir filhos e amigos mais chegados (tarefa difícil, escolher), e deixar aquela festona para outra década.” (Lya Luft)
Leia atentamente a oração destacada no período a seguir:
“(…) pois ainda escutava em mim as risadas da menina que queria correr nas lajes do pátio (…)”
Assinale a alternativa em que a oração em negrito e sublinhada apresenta a mesma classificação sintática da destacada acima.
a) “A menina que levava castigo na escola porque ria fora de hora (…)”
b) “(…) e deixava cair com estrondo sabendo que os meninos, mais que as meninas, se botariam de quatro catando lápis, canetas, borracha (…)”
c) “(…) não queria que soubessem que ela (…)”
d) “Logo me dei conta de que hoje setenta é quase banal (…)”
A oração subordinada destacada no trecho original ("que queria correr nas lajes do pátio") é uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois caracteriza e restringe o significado do substantivo "menina". Da mesma forma, em "A menina que levava castigo na escola porque ria fora de hora", a oração subordinada "que levava castigo na escola porque ria fora de hora" também tem a mesma função de restringir o sentido de "menina".
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