O que é o Folclore
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes, que são passados de geração em geração.
A palavra é originada do inglês, "folklore" significa sabedoria popular. O termo é formado pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
O folclore é o conjunto de expressões e manifestações que simboliza a cultura popular e tem grande importância na identidade de um povo, de uma nação. A tradição folclórica é transmitida através das gerações.
O folclore é o produto da cultura de um país e cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore brasileiro, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, como o Boto, a Iara, o Curupira, o Saci ou a Mula Sem Cabeça.
O folclore une, principalmente:
- Costumes e valores locais;
- Tradição oral e histórias contadas;
- Crenças e superstições.
A UNESCO é uma organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica, assim como da necessidade de preservar a cultura popular.
História e origem do folclore
O folclore é o reflexo das tradições culturais e das crenças de uma sociedade ao longo do tempo. O termo, de origem inglesa, refere-se ao conhecimento tradicional e às práticas culturais transmitidas oralmente de geração em geração.
A origem do folclore não é certa. Contudo, identifica-se a sua existência desde as civilizações antigas em vários lugares do mundo, em que mitos, lendas, contos, músicas, festas, danças e rituais construíram conhecimento, valores e identidade cultural dentro das comunidades.
Essas formas de expressão cultural estavam relacionadas com o cotidiano das pessoas, a maneira como lidavam com a natureza, a agricultura, as experiências humanas e as interações com a espiritualidade.
O folclore está fortemente ligado a um lugar e povo, sendo único e variando conforme as regiões do mundo. Na Europa, por exemplo, o folclore refletiu as tradições daquela sociedade, predominantemente rural, que vivia sobre fortes regras morais e estava sob o comando de reis e rainhas.
Os contos de fadas são uma expressão folclórica resultado desse contexto. Assim como as lendas sobre criaturas míticas (fadas, goblins e dragões) e os festivais dedicados aos solstícios, que são celebrados até hoje.
Já na África, o folclore é repleto de mitos e lendas transmitidas por tradição oral, que refletem os valores e a tradições daquelas sociedades, mais ligadas a fauna e ao ideal de cooperação de algumas culturas africanas.
Nas Américas, as tradições folclóricas indígenas foram resistiram por séculos e foram importantes para moldar a cultura local, estando fortemente associadas aos elementos da natureza.
Portanto, cada folclore tem a sua história e origem, variando conforme a sociedade. Desde o XIX, o folclore tem sido reconhecido e valorizado pelos intelectuais como forma de entender as sociedades humanas e suas expressões culturais.
Características do folclore
Apesar de cada folclore ser único, existem características que definem se uma manifestação faz parte do folclore de um povo. Uma característica fundamental é sua ligação com o passado e tradições de uma comunidade.
As histórias e práticas folclóricas têm origens antigas, e refletem a história e os valores de uma cultura ao longo ao tempo. Apesar do folclore estar ligado às tradições, não é imutável. Ele evolui e se adapta às mudanças sociais, tecnológicas e culturais.
Novas narrativas folclóricas podem surgir a qualquer momento, enquanto outras se transformam ou desaparecem conforme as comunidades mudam.
O folclore possui diversas formas, como contos populares, músicas tradicionais, danças folclóricas, rituais e costumes. Cada uma dessas expressões reflete aspectos da vida cotidiana, da relação com a natureza e do imaginário de uma sociedade. Geralmente, para que uma manifestação seja considerada folclórica precisa ser:
- Transmitida oralmente;
- Transmitida de geração em geração;
- Não ter autoria, ou seja, ser uma narrativa anônima;
- Ter surgido de forma natural entre o povo, isso quer dizer, não ter sido introduzida artificialmente por governos, ou outras instituições.
- Serem representações de parte dos costumes, histórias e crenças de um povo.
O folclore também é uma forma de transmitir conhecimento, valores e normas sociais, preservando a identidade cultural de um grupo. Além de ser a expressão artística de uma cultura, manifestada por meio de narrativas e rituais.
Folclore brasileiro
O folclore brasileiro é extremamente rico, é resultado da mistura das culturas indígenas, africanas e europeias que formaram a sociedade brasileira. Essa riqueza cultural se manifesta em várias tradições, lendas, festividades, músicas e rituais, que são transmitidos oralmente e fazem parte do imaginário brasileiro.
O folclore brasileiro também se molda as particularidades das diferentes regiões do Brasil. É uma expressão da identidade nacional, que revela parte da história, criatividade e resiliência do povo. Conheça alguns exemplos de manifestações folclóricas do Brasil:
Festas populares
- Carnaval,
- Festas Juninas,
- Cavalhadas,
- Festa do Divino.
Lendas e mitos
- Saci-Pererê,
- Negrinho do pastoreio,
- Mula sem cabeça,
- Curupira,
- Bicho-papão,
- Boitatá.
Música e dança
- Frevo,
- Samba,
- Fandango,
- Xaxado,
- Xote,
- Maracatu,
- Pau-de-fita,
- Quadrilha,
- Capoeira.
Cantigas de roda e brincadeiras
- Atirei o Pau no Gato,
- Escravos de Jó,
- Ciranda-cirandinha,
- O Cravo e a Rosa,
- Sapo Cururu.
No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto. A data foi criada, em 1965, para valorizar e preservar o folclore nacional. Entre os principais folcloristas brasileiros estão: Florestan Fernandes, Câmara Cascudo, Inezita Barroso e Mário de Andrade.
Saiba mais sobre:
- O que é uma Lenda
- Dança
- Lendas folclóricas brasileiras
- Bandeira do Brasil
- Folclore brasileiro: o que é, lendas e manifestações culturais
- O que são Parlendas (25 exemplos)
- O que é Cultura Popular (conceito e definição)
- Ditados Populares: os 60 provérbios brasileiros mais conhecidos (explicados)
- Diversidade Cultural no Brasil
- Cultura Indígena