Carnaval
Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas. É uma palavra com origem no latim "carna vale" e que significa dizer "adeus à carne".
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.
As fantasias de pierrô (pierrot) e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.
No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.
Ver também: Entrudo.
Origem do Carnaval
A origem do Carnaval está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da primavera.
No entanto, com o aparecimento do Cristianismo, o Carnaval perdeu um pouco do seu caráter simbólico e místico.
Os bailes de máscaras foram criados na França, apenas por volta do século XVII, mas rapidamente ficaram populares em outros países europeus.
Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália (em Roma e Veneza).
No Brasil, apesar do Carnaval ter uma grande componente turística, ainda mantém a sua espontaneidade, que se fortaleceu através do folclore popular.
Saiba mais sobre o folclore brasileiro.
Carnaval no Brasil
Atualmente, algumas cidades se destacam nas festas de carnaval no Brasil, onde esta festividade é considerada uma das maiores do mundo.
No Rio de Janeiro, por exemplo, são os desfiles das escolas de samba e em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.
No Recife, o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval e vagueia pelo centro da cidade, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.
Em Olinda, o destaque fica para os bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.
O mais popular desfile de carnaval acontece no Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, onde ocorre o desfile tradicional das escolas de samba da capital carioca.
Em sentido figurado, a palavra carnaval pode significar “folguedo”, “folia” ou “confusão”. Exemplo: “Quando a professora entrou na sala, encontrou o maior carnaval”.
Feriados de carnaval
O feriado de carnaval acontece 47 dias antes da páscoa, sempre em uma terça-feira. Normalmente o carnaval acontece no mês de fevereiro, mas em alguns anos, pode cair no início de março. Veja os dias de feriado de carnaval a partir de 2024:
- 2024: 13 de fevereiro
- 2025: 4 de março
- 2026: 16 de fevereiro
Igreja Católica e o Carnaval
O carnaval é celebrado 47 dias antes da Páscoa. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne.
O carnaval ocorre durante os três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada popularmente de “Terça-feira gorda” ou "Mardi Gras", como dizem os franceses.
Saiba mais sobre a quarta-feira de cinzas, páscoa e quaresma.
Carnaval de Veneza
O carnaval na cidade de Veneza, na Itália, é uma tradição desde o século XVII, e sua característica maior são as máscaras.
Os nobres gostavam da diversão e para não chamar a atenção do povo se disfarçavam escondidos atrás das máscaras.
Os trajes utilizados ainda são os mesmos daquele período: as mulheres com vestidos longos ricamente enfeitados e os homens de libré ou roupas de seda preta e chapéus de três pontas.
Veja também: cultura popular.
- Cultura Afro-Brasileira: o que é, resumo, história e manifestações
- Entrudo
- Páscoa (significado, origem e símbolos)
- Diversidade Cultural no Brasil
- Significado da Quarta-feira de Cinzas
- Quaresma
- Significado da Sexta-feira da Paixão
- Significado do Dia de Ação de Graças
- Cor Roxa: significado
- Símbolos da Páscoa e seus significados