Significado de Gratidão

O que é Gratidão:

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento muito nobre.

A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça.

Sentimento de gratidão

Sentir-se grato também é associado a um estado de espírito e não se refere somente a bons acontecimentos. A sensação de gratidão pode estar relacionada a todos acontecimentos da vida de uma pessoa, que pode sentir-se grata também por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado.

Assim, a gratidão pode estar relacionada não só às graças ou ajudas recebidas, mas a todas as experiências vividas por uma pessoa durante sua vida e seus relacionamentos.

A gratidão e a religião católica

Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião Católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça.

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus.

São Tomás de Aquino escreveu um Tratado de Gratidão e, segundo ele, este sentimento possui três diferentes níveis de compreensão.

  • Reconhecimento da graça ou favor recebido.
  • Sensação de gratidão pelo que foi recebido, sentimento de emoção por ter recebido uma ajuda espontânea.
  • Retribuição da graça recebida, não por obrigação, mas para permitir que outras pessoas experienciem o mesmo sentimento.

Diferença entre gratidão e obrigado

Se as expressões forem analisadas de acordo com suas origens, pode-se estabelecer uma diferença entre o uso dos termos "gratidão" e "obrigada". É importante saber que esta diferença se baseia nas diferenças etimológicas das expressões, não representando, necessariamente, uma diferença no seu uso no dia-a-dia.

A gratidão é uma emoção que reconhece algo de bom que aconteceu a uma pessoa. Portanto, é a experimentação de emoção por uma graça recebida.

Já o termo obrigado, pela origem da palavra, remete a uma obrigação. Assim, ao usar a expressão obrigado, passaria a existir uma obrigação de retribuição ao que foi recebido.

Gratidão e bem-estar emocional

Existem estudos que apontam que o sentimento genuíno de gratidão pode estar ligado à sensação de bem-estar em relação às emoções.

Assim, pessoas que experimentam a real valorização da sensação provocada pela gratidão poderiam sentir-se mais prósperas, tranquilas e felizes em suas vidas.

Veja também o significado de Dia de Ação de Graças.

Data de atualização: 19/07/2019.