Significado de Paixão

O que é Paixão:

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. 

A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão. 

Todas as pessoas podem se apaixonar e a qualquer momento, dependendo de diversos fatores associados com os gostos, preferências e referências que cada indivíduo possui.

Quando uma pessoa está apaixonada por outra, por exemplo, um dos principais sintomas é a intensa atração sexual e o desejo de estar na companhia desta.

Normalmente, quando alguém está apaixonado, esta pessoa pensa constantemente no alvo de sua paixão, sente-se ansioso por estar perto dela, sofre de abstinência quando estão separados e uma grande felicidade quando estão juntos.

As pessoas também podem sentir paixão por objetos ou temas específicos. Nestes casos é normal apresentar um excesso de entusiasmo ao falar ou lidar com algo que gosta. Em certas situações, quando a paixão é extrema por determinado assunto, o comportamento da pessoa pode beirar o fanatismo.

Do ponto de vista religioso, a Paixão (com letra maiúscula) é entendida como todos os tormentos sofridos por Jesus Cristo antes de ser crucificado. Assim, a Paixão de Cristo é uma expressão usada pelos cristãos para representar o período de martírio que o Messias teria vivido antes de morrer.

Ver também: significado do amor.

Paixão e Amor

A diferenciação entre o amor e a paixão já foi tema de estudo de inúmeros filósofos e psicólogos ao longo dos anos.

Platão, por exemplo, alega que a paixão é o desejo de vislumbrar algo que não consiste na realidade essencial, ou seja, contentar-se em viver com um ideal imaginário.

Por outro lado, o amor se configura como a busca pela verdade essencial, em outras palavras, encontrar naquilo que ama o que lhe falta, tornando-se assim pleno e completo. 

Alguns psicólogos ainda dizem que, mesmo a paixão sendo uma emoção intensa, esta é considerada efêmera, sendo que costuma durar entre dois a três anos. Neste momento a paixão pode chegar ao fim ou transformar-se em amor, que pode durar (ou não) a vida toda.

Saiba quais as diferenças entre Amor e Paixão.

O significado de Paixão está na categoria: Geral