Paixão
Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.
A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão.
Todas as pessoas podem se apaixonar e a qualquer momento, dependendo de diversos fatores associados com os gostos, preferências e referências que cada indivíduo possui.
Quando uma pessoa está apaixonada por outra, por exemplo, um dos principais sintomas é a intensa atração sexual e o desejo de estar na companhia desta.
Normalmente, quando alguém está apaixonado, esta pessoa pensa constantemente no alvo de sua paixão, sente-se ansioso por estar perto dela, sofre de abstinência quando estão separados e uma grande felicidade quando estão juntos.
As pessoas também podem sentir paixão por objetos ou temas específicos. Nestes casos é normal apresentar um excesso de entusiasmo ao falar ou lidar com algo que gosta. Em certas situações, quando a paixão é extrema por determinado assunto, o comportamento da pessoa pode beirar o fanatismo.
Do ponto de vista religioso, a Paixão (com letra maiúscula) é entendida como todos os tormentos sofridos por Jesus Cristo antes de ser crucificado. Assim, a Paixão de Cristo é uma expressão usada pelos cristãos para representar o período de martírio que o Messias teria vivido antes de morrer.
Ver também: amor.
Diferença entre Paixão e Amor
A diferenciação entre o amor e a paixão já foi tema de estudo de inúmeros filósofos e psicólogos ao longo dos anos.
Platão, por exemplo, alega que a paixão é o desejo de vislumbrar algo que não consiste na realidade essencial, ou seja, contentar-se em viver com um ideal imaginário.
Por outro lado, o amor se configura como a busca pela verdade essencial, em outras palavras, encontrar naquilo que ama o que lhe falta, tornando-se assim pleno e completo.
Alguns psicólogos ainda dizem que, mesmo a paixão sendo uma emoção intensa, esta é considerada efêmera, sendo que costuma durar entre dois a três anos. Neste momento a paixão pode chegar ao fim ou transformar-se em amor, que pode durar (ou não) a vida toda.
Saiba mais sobre as diferenças entre Amor e Paixão e a Química do amor.
- 5 principais diferenças entre o AMOR e a PAIXÃO
- Amor
- Química do amor e suas principais substâncias
- 5 sentimentos que podem ser confundidos com amor
- Significado de Entusiasmo
- Significado de Atração (por uma pessoa)
- Significado de Compaixão
- Significado de Passional
- Significado de Afeto
- Significado de Carisma