Significado de Louvor

O que é Louvor:

Louvor é o ato de enaltecer e glorificar algo ou alguma coisa; exaltar a ação de alguém ou de uma divindade.

O uso da palavra "louvor" pode ser empregado em frases que representam situações de glória ou orgulho ao cumprir e realizar determinada tarefa ou ação. Exemplo: "O menino foi aprovado com louvor na prova de matemática", ou seja, o menino foi aprovado com distinção, glória e honra no exame que prestou.

No entanto, a utilização mais comum deste substantivo está relacionada com o âmbito religioso. Não importa qual seja a religião, todas praticam e falam sobre o ato de "louvar" a entidade que representa a sua doutrina. Exemplo: "Vamos louvar a Deus".

Veja também o significado de Religião.

Nas doutrinas monoteístas, como o cristianismo, por exemplo, o louvor é praticado através de canções, danças, cultos e demais manifestações de adoração à Deus. Antigamente, no primórdio das doutrinas cristãs, o sacrifício de animais era também considerado uma forma de agradecer ou agradar a Deus.

Durante o Antigo Egito e nas civilizações Maia e Asteca, como parte dos rituais de louvor aos seus deuses, o sacrifício de seres humanos era bastante comum nos cultos de adoração.

Atualmente, os louvores continuam significando demonstrações de reverência e amor à Deus, entre os membros de uma doutrina religiosa. Os evangélicos, por exemplo, praticam o chamado "louvor gospel", principalmente em forma de músicas e orações que enaltecem a imagem e poder do Divino.

Saiba mais sobre o significado de Gospel.

Data de atualização: 09/02/2015.