Significado de Luxúria

O que é Luxúria:

Luxúria é um substantivo feminino com origem no latim luxuriae e significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade.

A luxúria vista como um vício é o oposto da castidade, e é vista como uma satisfação desregrada dos desejos sexuais. Para muitas pessoas, a lúxuria tem uma conotação negativa, porque indicam que usar a capacidade sexual sem a razão causa o desprestígio das características únicas da sexualidade. Vários autores também afirmam que a luxúria prejudica o desenvolvimento harmonioso da personalidade, porque atua como uma força contrária em relação à dignidade do ser humano.

De acordo com o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

No Brasil, em linguagem informal a palavra luxúria serve para designar o esperma e o cio.

No âmbito da botânica, luxúria consiste no viço dos vegetais ou exuberância da seiva.

Relativamente ao mundo artístico, a palavra luxúria é frequentemente um tema abordado em músicas e livros, como por exemplo, a trilogia "Luxúria", da autoria da escritora estadunidense Eve Berlin (pseudônimo usado por Eden Bradley).

Veja também:

Data de atualização: 30/10/2014.