Significado de Temor

O que é Temor:

Temor é um substantivo masculino na língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor e terror de algo ou alguma coisa.

A palavra temor é comumente empregada no sentido de sentir medo de situações desagradáveis inevitáveis, como o temor da miséria, da velhice ou o temor da morte.

O termo também pode estar relacionado com a obediência e demonstração de rigor e pontualidade em relação a algo. Exemplo: "ele cumpria com temor as suas obrigações".

A sensação de instabilidade, ameaça ou dúvida também são sentimentos relativos ao temor. No âmbito profissional, por exemplo, o temor pode estar relacionado com o medo de perder o emprego ou não conseguir um aumento de salário.

Em um sentido figurado, o temor pode ser também um sentimento transmitido entre pessoas, ou seja, um indivíduo ser intimidado por outro, provocando medo e ao mesmo tempo respeito.

O "respeito" adquirido a partir do temor é baseado no medo e pavor, e não pela admiração.

Em inglês, a palavra temor poder ser traduzida para fear.

Temor a Deus

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:28-29).

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã.

Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Na bíblia existem algumas regras explícitas sobre o significado do Temor do Senhor para os cristão, entre elas o crente em Deus deve:

  • Ter atitudes de santidade e pureza;
  • Ser fiel a Deus;
  • Adorar exclusivamente à Deus como único deus;
  • Aborrecer o mal;
  • Viver uma vida de sabedoria e fé em Deus.

Temor e Tremor

"Temor e Tremor" é o título de um livro do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard, publicado em 1843 e sob o pseudônimo de Johannes de Silentio.

A tradução do livro em dinamarquês é "Frygt og Bæven", e trata sobre uma discussão filosófica sobre algumas das temáticas presentes no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.

Temor reverencial

A expressãotemor reverencial é comum em textos de teor jurídico, significando o medo ou receio que um indivíduo possui em relação a outro indivíduo ou entidade que transpareça respeito ou autoridade.

O medo está relacionado com a possibilidade de causar qualquer tipo de desgosto ou aborrecimento para com essas pessoas.

Data de atualização: 22/12/2014.