Humor

Atualizado em

O que é Humor:

Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica.

O termo humor é aplicado ao estado de espírito, e por esse motivo muitas vezes se afirma que uma pessoa está de bom ou mau humor.

No âmbito da psicologia, o humor é relativo a uma atitude benevolente que realça o grotesco de um comportamento sem a frivolidade do cômico nem a crueldade da sátira.

No contexto da biologia, humor se refere a qualquer líquido que atue normalmente no corpo, principalmente dos vertebrados (bílis, sangue, linfa, etc.).

A expressão humorística está presente nas Belas-Artes, pois tem sido procurada pelos artistas plásticos, quer através da caricatura, quer através de pinturas em que toma forma de crítica social, política ou religiosa. Estão nessa linha vários pintores e alemães da Renascença: em Itália Leonardo da Vinci, que de algum modo é o "inventor da caricatura" e posteriormente artistas como Goya, Hogart e Daumier também expressaram humor na sua obra.

Existem vários conteúdos humorísticos e páginas na internet que usam a palavra humor como forma de trocadilho, por exemplo: "humortadela", humordido, etc. Há vários outros sites populares de humor como o college humor, 9gag, etc. Uma pessoa que utiliza a sua veia cômica para fazer com que outras pessoas riam é conhecido como humorista.

O que é o Humor Negro?

O humor negro é um humor em que predominam os elementos absurdos, cruéis e horripilantes. É caracterizado pela tendência para o macabro e grotesco, diferenciado do humorístico e do cômico pelo facto de não admitir nenhuma solução conciliadora.

O humor negro insiste no aspecto negativo e absurdo, não admitindo o humor que tende para a dissolução ou diluição das contradições. No humor negro prevalece a crueldade revestida de risos, a fatalidade que é possível deter.

Piadas sobre doenças ou relacionadas com a morte de outras pessoas são categorizadas como humor negro.