Bobo da Corte
O bobo da corte era um artista contratado pelas cortes europeias na Idade Média para divertir os reis e seu séquito. Como um palhaço, era considerado cômico e muitas vezes desagradável, por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade.
Além de fazer a corte rir, ele também declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimonialista das festas. Sua figura era caracterizada pelo exagero, sendo o excesso uma de suas principais características, tanto nos gestos, nas palavras, como na vestimenta.
O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas tornou-se figura comum nas cortes europeias. Mas não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados.
Bobo da Corte também pode ser chamado de bufão, do italiano buffone.
O Bobo da Corte era um funcionário contratado pela corte e sua função era divertir o Rei. Alguns bobos, inclusive, sentavam-se à mesa de banquetes com o Rei e seus convidados, e tinham a liberdade de falar coisas aos monarcas que os demais membros da corte não ousariam.
Bobo da corte hoje é também utilizado como expressão para se referir à alguém de forma pejorativa.
- Arlequim, Pierrot e Colombina
- 10 Pragas do Egito: quais foram e por que aconteceram
- O que é o Oriente
- Títulos de Nobreza
- Idade Média
- O que foram as Cruzadas (e quais suas causas e consequências)
- Significado da Queda do Império Romano
- Alta Idade Média e Baixa Idade Média
- Significado de Império
- Mosaico (tipo de arte)