Significado de Iglu

O que é um Iglu:

Iglu é uma construção feita de neve e gelo, usada como abrigo contra o frio extremo em regiões polares. Os iglus são tradicionalmente usados pelos esquimós, para se protegerem das baixas temperaturas quando saem para caçar, por exemplo.

Iglu

De acordo com o idioma inuíte, que é falado principalmente pelos esquimós, iglu (igdlu, em inuíte) significa literalmente "casa".

Os iglus são construídos a partir da junção de blocos compactos de neve, que são dispostos em formato de uma espiral ascendente, começando um pouco abaixo do nível do solo, para evitar a entrada de ar frio por baixo.

O iglu tem formato de cúpula para evitar a acumulação de gelo e neve na parte superior, o que poderia provocar um colapso na estrutura. Também é necessário a construção de uma pequena abertura na parte superior do iglu para que haja a ventilação do ambiente.

Os esquimós costumam construir os iglus em locais onde o mar está congelado. O gelo nestas zonas é mais compacto e fino, fazendo com que seja menos gelado.

Porque os iglus são quentes por dentro?

Os iglus não aquecem o ambiente no interior, mas conseguem manter o calor que é emitido pelos corpos ou de fogueiras, por exemplo.

A explicação está no fato da neve (compacta) ter uma condução térmica extremamente baixa, aproximadamente 100 vezes menor que o alumínio. Assim, o calor formado no interior permanece preso no iglu e faz com que a temperatura do ambiente aqueça.

Com o calor do corpo humano e de uma lâmpada a óleo, por exemplo, o interior do iglu pode ser até 40 graus mais quente em comparação com a temperatura exterior.

O leve derretimento do gelo (devido ao uso de uma fogueira no interior do iglu, por exemplo) também é uma vantagem, pois a água volta a ser congelada e faz com que se forme um gelo mais sólido e isolante ao redor da estrutura.

Os bloco de neve compactos também ajudam a bloquear os ventos gélidos do ártico, aumentado a sensação térmica no interior do iglu.

Data de atualização: 28/04/2017.