Significado de Arte Gótica

O que é Arte Gótica:

Arte gótica ou estilo gótico refere-se ao estilo artístico que surgiu na Europa durante o final da Idade Média, com a presença de esculturas, vitrais e pinturas, além das grandes construções civis como as igrejas.

Conhecido também como o período das catedrais, a maior marca desse estilo, que sucedeu a arte românica, são as construções iluminadas, hetérias, com estilo vertical para "tocar o céu".

catedral_sevilhaInterior da Catedral de Sevilha, na Espanha.

Esse estilo nasceu na Europa Ocidental, no século XII (final da Idade Média) e durou até a chegada do Renascimento. O maior número de expressões da arte gótica ocorreu no norte da França, posteriormente se espalhando pelo oeste europeu.

Como surgiu a arte gótica?

A arte gótica se desenvolveu durante um longo período em que a cultura europeia passava por profundas mudanças que influenciaram a arte.

Nos séculos XI e XII, o campo era mais produtivo e o comércio havia ressurgido. As cidades e grandes centros urbanos começaram a se recuperar e, na era gótica, surgiu um novo grupo social: a burguesia.

Ao longo dessas grandes transformações sociais, novos edifícios civis, palácios e, acima de tudo, catedrais foram construídas como um símbolo do novo orgulho urbano.

As 3 catedrais mais importantes da arte gótica

  • Catedral de Duomo, na Itália.

catedralduomo

  • Catedral de Notre Dame, na França

notredame

  • Catedral de Colônia, na Alemanha.

colonicacatedral

As características da arte gótica

A arte gótica ficou conhecida como a arte das catedrais. Um dos pontos mais marcantes desse período, foi a arquitetura dessas igrejas, responsáveis por protagonizarem o estilo como um todo.

Algumas dessas principais características são:

  • Desmaterialização das paredes;
  • Espaços iluminados, com muitos vãos e janelas, com destaque para a iluminação mística dos vitrais coloridos;
  • Prédios construídos verticalmente;
  • Janelas em formato circular;
  • Arcos ogivais;
  • Abóbadas com nervuras;
  • Entrada com 3 portais, o que era incomum para as construções da época.

Essas características se dão pelo fato de que as monarquias já estavam estabelecidas, sendo consolidadas por quase toda a Europa. Assim, a arte gótica foi imaginada e criada para os centros urbanos.

Veja também o significado de arquitetura ótica e abóbada.

Qual a diferença entre a arte gótica e a arte românica?

A principal diferença é que a arte românica foi imaginada e criada para o campo e, devido ao contexto histórico, a gótica foi criada para os centros urbanos.

Na arte românica, que precedeu a gótica, as paredes eram mais grossas, os locais tinham um aspecto mais sombrio e as construções eram feitas em formato horizontal, com abóbadas maciças.

Já na arte gótica os locais são muito mais iluminados, principalmente devido aos vitrais coloridos, e as abóbadas eram verticais (nesse estilo predomina o "tocar o céu" com as construções).

Além disso, uma outra forte característica eram as gárgulas, que serviam para escoar a água da chuva, mas durante muito tempo acreditou-se que essas construções ajudavam a espantar os maus espíritos.

Vários elementos diferenciavam os dois estilos, como os portais, por exemplo. Na arte românica, só existia apenas uma porta nas construções, principalmente nas igrejas. A arte gótica trouxe essa pluralidade de três ou mais portais em apenas uma construção.

A pintura Gótica

A pintura gótica se desenvolveu nos séculos XIII, XIX e início do século XX. O maior marco da pintura desse estilo foi trazer para as telas e paredes das igrejas, mais representatividade humana, diferente da arte românica.

A partir do século XX, esse tipo de pintura foi se modificando, com crescente características do renascimento. O artista de maior destaque desse período foi o Giotto Di Bondone.

giottoQuadro A Lamentação, de Giotto di Bondone.

Veja também o significado de:

Data de atualização: 17/10/2019.