Significado do Papa

O que é o Papa:

Papa é a designação dada ao chefe supremo da Igreja Católica Romana, também conhecido como Sumo Pontífice, Santo Padre ou Bispo de Roma.

Além de ser o representante máximo da doutrina católica, o papa também é considerado o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado independente e soberana que está localizada no interior de Roma, capital da Itália.

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

De acordo com os registros da religião católica, o primeiro papa teria sido São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

Os papas ocupam um cargo eclesiástico que é conhecido como papado, como se fosse uma espécie de governo, em comparação com um regime presidencial, por exemplo.

Antigamente, os papas exerciam um grande poder entre as sociedades ocidentais da Idade Média, principalmente na Europa. Nos dias de hoje, no entanto, o poder do clero, em especial o do papa, se resume ao ecumenismo, ao estabelecimento de diálogos pacificadores entre as diferentes religiões existentes no mundo, e a luta pelos direitos humanos (de acordo com as doutrinas da religião católica).

Etimologicamente, a palavra “papa” se originou diretamente a partir do latim pappa, que pode ser traduzido como uma forma carinhosa de “papai” ou “pai”. Neste caso, o "pai" é uma referência a posição que o papa desempenha perante a imagem da "família católica".

Saiba mais sobre o significado da Igreja Católica.

Data de atualização: 24/07/2016.