Significado de Jubileu

O que é Jubileu:

Jubileu é uma indulgência plenária (remissão plena das penas temporais, perdão), solene e geral, realizada pela religião Católica, onde o Papa concede aos católicos em diversas solenidades. Jubileu é também o nome dado à celebração de aniversário de um casamento ou do exercício de uma função (como um reinado, por exemplo) de 25, 50 ou 70 anos.

Entre os hebreus, antigamente, jubileu era uma festividade realizada de cinquenta em cinquenta anos, onde se comemorava a remissão da servidão, das dívidas e das culpas.

Jubileu como celebração de aniversário

Jubileu é normalmente o quinquagésimo aniversário. Pode ser de casamento, do exercício de uma função (jubileu de reinado, jubileu sacerdotal, jubileu de magistério), de uma instituição, de um estabelecimento comercial ou industrial. Mas a expressão também é usada para outros períodos de tempo, marcando um aniversário solene.

Os jubileus mais comemorados são:

  • Jubileu de prata - 25 anos
  • Jubileu de ouro - 50 anos
  • Jubileu de platina - 70 anos

Um exemplo de jubileu é o reinado de Elizabeth II, que celebrou em junho de 2022 o Jubileu de platina (70 anos de reinado).

Jubileu no catolicismo

O jubileu é uma solenidade da Igreja Católica, hoje realizada a cada 25 anos. Por motivos especiais o papa pode comemorar jubileus extraordinários, onde concede a remissão das penas temporais devida pelos pecados mortais já perdoados na confissão.

A origem do jubileu é bíblica, como é possível verificar em Levítico 25:1-17. O ano do júbilo se abre com o toque da trombeta, chamada em hebraico “jobel”, daí o nome jubileu. A legislação antiga previa a prática da libertação do escravo e a devolução das propriedades a cada sete anos. A nova legislação declarou santo o quinquagésimo ano onde era proclamada a libertação para todos os moradores do país. Será o ano do júbilo, onde não semearão. Será um ano sagrado e que comerão o que o campo produzir.