Significado do Espiritismo

O que é o Espiritismo:

Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações.

A doutrina espírita surgiu na França, em meados do século XIX, a partir dos estudos e observações feitas pelo renomado pedagogo e educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804 – 1869).

Após se dedicar ao estudo científico do magnetismo e investigar as chamadas “mesas girantes”, que consistiam em eventos onde acontecia o movimento anormal de objetos sobre as mesas sem qualquer tipo de interferência humana, Kardec começa a se interessar por assuntos relacionados a desmaterialização dos corpos e ao percurso do espírito humano.

Como resultado, Allan Kardec publicou cinco principais obras que serviriam como guia para toda a doutrina espírita: “O Livro dos Espíritos” (1857), “O Livro dos Médiuns” (1859), “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (1863), “O Céu e o Inferno” (1865) e “A Gênese” (1868). O conjunto de todas essas obras ficaria conhecido como a “Codificação Espírita”.

Os conteúdos das obras de Kardec seriam frutos de seus diálogos com entidades espirituais de 1ª ordem, considerados “espíritos perfeitos”, pois já ultrapassaram todas as provações impostas ao longo de suas vidas passadas e atingiram o ápice do desenvolvimento espiritual.

O espiritismo é aberto aos preceitos de diferentes religiões, como a cristã e a umbanda, por exemplo, sendo que existem particularidades específicas em comparação a cada uma delas.

Na doutrina espírita, por exemplo, Jesus Cristo é visto como um espírito de 1ª ordem, ou seja, um espírito superior, com a missão de ajudar a guiar toda a humanidade em rumo da perfeição espiritual. Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.

No entanto, a Bíblia Cristã costuma ser bastante utilizada entre os espíritas como uma das várias referências literárias sobre o mundo espiritual, em especial o relato da vida e obra de Jesus Cristo.

O espiritismo de Allan Kardec é a síntese de diferentes doutrinas, religiões e até mesmo de estudos científicos, como é o caso do Evolucionismo, de Charles Darwin. Para a doutrina espírita, os espíritos estão em constante evolução, assim como para Darwin os seres vivos também estariam evoluindo constantemente, de acordo com o meio em que estão inseridos.

Além disso, os princípios da caridade e da reencarnação são básicos do espiritismo, sendo estes respectivamente típicos do Catolicismo primitivo e do Budismo.

Ver também: significado da Umbanda.

Para o espiritismo, todos os seres humanos são médiuns, ou seja, canais de comunicação entre o mundo material e o imaterial (dos espíritos). Porém, existem pessoas com maior sensibilidade para estabelecer este elo comunicacional. Os médiuns são responsáveis por se comunicarem com os espíritos de inúmeras maneiras, sendo a psicografia e a incorporação os meios mais comuns.

Espiritismo no Brasil

O Brasil é considerado o país com a maior nação espírita do mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de brasileiros que seguem oficialmente o espiritismo como doutrina, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Um dos principais nomes do espiritismo no Brasil foi Chico Xavier (1910 – 2002), conhecido por ser um dos médiuns mais influentes no país, responsável por fazer psicografia de diversos espíritos.

Inicialmente, a doutrina espírita começou a se popularizar nas altas classes sociais de Salvador, onde o trabalho de Allan Kardec era calorosamente debatido entre os intelectuais da época. Com a tradução das obras de Kardec para o português (em 1875), o espiritismo passava a ser mais facilmente integrado em outras camadas sociais brasileiras.

Atualmente, a Federação Espírita Brasileira (FEB) é a principal organização nacional com a missão de promover a doutrina do espiritismo no país, assim como os preceitos básicos defendidos pelos princípios espíritas.

O significado do Espiritismo está na categoria: Religião