Países da América Central

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A América Central é composta por 20 países e está localizada entre a América do Norte e a América do Sul, com 731.000 km².

Os países da América Central são Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago.

Essa parte do continente americano é rica em diversidade cultural, histórica e natural, abrigando uma variedade de ecossistemas, que incluem florestas tropicais, montanhas, vulcões e belas praias.

As ilhas paradisíacas que compõem o famoso Caribe, ficam na América Central. O turismo tem importância significativa para a economia do lugar, apesar da principal atividade econômica ser a agropecuária.

Conheça o mapa da América Central:

Mapa político da América Central com o nome dos países.

Países e capitais da América Central

País Capital
Antígua e Barbuda São João
Bahamas Nassau
Barbados Bridgetown
Belize Belmopã
Costa Rica São José
Cuba Havana
Dominica Roseau
El Salvador São Salvador
Granada São Jorge
Guatemala Cidade da Guatemala
Haiti Porto Príncipe
Honduras Tegucigalpa
Jamaica Kingston
Nicarágua Manágua
Panamá Cidade do Panamá
República Dominicana Santo Domingo
Santa Lúcia Castries
São Cristóvão e Nevis Basseterre
São Vicente e Granadinas Kingstown
Trinidad e Tobago Porto da Espanha

Veja também o mapa dos Estados Unidos e da América do Norte.

Regiões da América Central

A América Central é dividida em duas regiões, Ístmica e Insular, conheça as caraterísticas de cada uma:

América Central Ístmica

A América Central Ístmica é a parte continental da América Central. Recebe esse nome porque a região é um istmo, ou seja, uma faixa de terra estreita que conecta duas partes maiores e separa duas porções de água.

É América Central que conecta a América do Norte a América do Sul e separa o Oceano Pacífico do Oceano Atlântico. Os países que compõe a parte ístmica são Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.

América Central Insular

A América Central Insular é composta pelas ilhas da região, que ficam nos Mares das Antilhas e do Caribe (no Oceano Atlântico). Essa região pode ser ainda subdividida em duas: Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas.

As Grande Antilhas, como o nome indica, são as maiores ilhas da região. Cuba, Haiti, Jamaica e República Dominicana pertencem a essa sub-região. É importante ressaltar que o Haiti e a República Dominicana são dois países que fazem fronteira um com o outro, estando na mesma ilha.

As Pequenas Antilhas são as ilhas menores, são elas: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Na América Central Insular há uma série de territórios que não são países, tratam-se de ilhas pertencentes a países europeus, que não puderam ou quiseram ter independência, são elas:

  • Anguilla (pertence ao Reino Unido);
  • Aruba (pertence aos Países Baixos, antes chamados de Holanda);
  • Bonaire (pertence aos Países Baixos);
  • Curaçao (pertence aos Países Baixos);
  • Guadalupe (pertence à França);
  • Ilhas Cayman (pertencem ao Reino Unido);
  • Ilhas Turcas e Caicos (pertencem ao Reino Unido);
  • Ilhas Virgens Americanas (pertencem aos Estados Unidos);
  • Ilhas Virgens Britânicas (pertencem ao Reino Unido);
  • Martinica (pertence à França);
  • Montserrat (pertence ao Reino Unido);
  • Porto Rico (pertence aos Estados Unidos);
  • Saba (pertence aos Países Baixos);
  • Santo Eustáquio (pertence aos Países Baixos);
  • São Bartolomeu (pertence à França);
  • São Martinho (dividida entre os Países Baixos e à França).

Veja também as bandeiras de todos os países.

Economia da América Central

Espigas de milho amarelas penduradas como forma de exibição para venda.

A economia da América Central é baseada na agropecuária, pesca e no turismo, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente 1,5 trilhões de dólares.

O principal produto local é o milho, seguido do café, banana, cana-de-açúcar, cacau, entre outros frutos. Guatemala, Panamá e Costa Rica são as maiores economias da região.

Muitas ilhas da América Central são consideradas paraísos fiscais, ou seja, são lugares que oferecem vantagens tributárias, alto grau de sigilo bancário e proteção de informações financeiras. Como exemplo, as Bahamas e as Ilhas Cayman são consideradas paraísos fiscais.

Conheça também os países da Oceania.

Clima, relevo e vegetação da América Central

Topo de um vulcão expelindo fumaça cinzenta com céu azul ao fundo.

A América Central tem uma grande variedade de climas, relevo e vegetação devido à sua localização entre a América do Norte e a América do Sul, assim como pela influência dos oceanos.

O clima predominante é o tropical, sendo encontrado subclimas como tropical úmido, tropical de altitude, tropical de savana e tropical de monções. Como é caraterístico desse tipo de clima, as temperaturas são altas durante o ano todo e há chuvas abundantes.

O relevo é caracterizado por montanhas, planícies costeiras, planaltos e vulcões. A Cordilheira Mesoamericana é importante para a região, passando por toda a América Central Continental, indo do México até a América do Sul.

A vegetação varia conforme o clima e o relevo, sendo predominante as florestas tropicais úmidas, mas também existem vegetações de altitude nas áreas montanhosas e savanas nas áreas costeiras.

População da América Central

Máscaras coloridas, que imitam animais, penduradas para venda.

Mais de 75 milhões de pessoas vivem na América Central. A Guatemala é o país mais populoso com cerca de 15 milhões de habitantes. Já o país menos habitado é São Cristóvão e Névis, com apenas 54 mil pessoas.

É uma região rica em diversidade cultural devido à sua história e à mistura de influências indígenas, europeias, africanas e asiáticas. Essa mistura também promoveu forte diversidade étnica.

A religião predominante é o cristianismo, especialmente o catolicismo romano. Práticas religiosas indígenas e afro-caribenhas também tem importância na região.

O idioma mais falado é o espanhol, mas também há presença do inglês, francês, holandês e línguas nativas. Essa variedade de idiomas se deu pelas distintas nações europeias que dominaram a região.

Antes da chegada de Cristóvão Colombo, viviam ali comunidades indígenas. A partir século XV, a região passou a ser colonizada por diversos países e somente no século XIX começou seu processo de independência. Algumas ilhas permanecem colonias até hoje.

Desde a independência, a América Central experimentou períodos de instabilidade política, guerras civis, ditaduras e intervenções estrangeiras. As intervenções dos Estados Unidos, durante o século XX, marcaram a política da região.

Atualmente, a população convive com a desigualdade social, corrupção e violência ligada ao crime organizado. Entretanto, a região tem conseguido certo crescimento econômico e tentado fortalecer suas democracias.

Veja também o mapa-mundi, mapa da Europa, mapa do Brasil e mapa da Austrália.

Vinícius Marques
Review científica by Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe da Enciclopédia Significados
Edição por Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar