Países da América do Norte

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A América do Norte é a parte do norte do continente americano, localizada acima da Linha do Equador. É composta por três grandes países: Estados Unidos, Canadá e México.

Possui 24.710.000 km², com cerca de 507 milhões de habitantes e densidade de 24 habitantes/km². Sendo o Canadá o país com maior extensão e menor população, os Estados Unidos, o mais populoso, e o México como menor país em tamanho.

A América do Norte é conhecida por sua diversidade geográfica, cultural e étnica, incluindo uma grande variedade de climas, paisagens e ecossistemas.

A economia é fortemente industrializada e tecnológica, tendo, principalmente, mão de obra especializada. Dois dos três países norte-americanos estão entre as 10 maiores economias do mundo, sendo os Estados Unidos é a maior e o Canadá em décimo lugar (2023). O México, por sua vez, aparece em 12°.

Há ainda na América do Norte, a Groenlândia, a maior ilha do mundo, com 2.166.000 km². Trata-se de um território autônomo da Dinamarca.

Conheça o mapa político da América do Norte:

Mapa da América do Norte identificando os Estados Unidos, Canadá, México e Groelândia.

Países, bandeiras e capitas da América do Norte

Canadá

Bandeira do Canadá sob o céu nublado.

O Canadá é o segundo maior pais do mundo em área territorial, com 9.985.000 km². Sua capital é Ottawa e sua maior cidade é Toronto. Tem população de 38,25 milhões de pessoas.

É conhecido por sua beleza natural, com paisagens que incluem montanhas, florestas, lagos e rios. O país possui uma economia diversificada, com destaque para os seus recursos naturais, tecnologia, manufatura e serviços. O Produto Interno bruto (PIB) gira em torno de 2,12 trilhões dólares (2023).

É uma monarquia constitucional, sendo um membro da Commonwealth e tem o Rei Charles III (do Reino Unido) como chefe de estado. Possui um governo democrático e parlamentar, com sistema federal composto por províncias e territórios autônomos. O inglês e o francês são as línguas oficiais.

O Canadá é membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a OEA (Organização dos Estados Americanos), tem fortes laços com os Estados Unidos, seu principal parceiro comercial e aliado.

Veja também as bandeiras de todos os países do mundo.

Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos sobre o céu azul.

Os Estados Unidos da América (EUA) é o terceiro maior país em área territorial do mundo, com 9.834.000 km². Sua capital é Washington D.C. e a maior cidade é Nova York. A língua oficial é o inglês.

Possuem cerca de 331,9 milhões de habitantes, com uma população formada por pessoas de todas as origens étnicas, religiosas e culturais. É um país conhecido por sua identidade nacional e pela valorização da liberdade individual.

O sistema político é a república constitucional democrática, com um sistema de governo federal dividido em três ramos: legislativo, executivo e judiciário. Tendo 50 estados, além do distrito federal e territórios. Os EUA são a maior economia do mundo, com o Produto Interno Bruto (PIB) de 26,95 trilhões de dólares em 2023.

Possuem um papel de extrema importância internacional, sendo membros de organizações como a ONU (Organização das Nações Unidas), a OTAN e o G7. Além disso, têm grande influência na cultura global, por meio de sua produção cinematográfica, música e estilo de vida.

México

Bandeira do México sob o céu azul.

O México tem 1.973.000 km² e 126,7 milhões de habitantes. Sua capital é a Cidade do México, uma das maiores metrópoles do mundo, e a sua língua oficial é o espanhol. É um país rico em história, cultura e belas paisagens.

O sistema político é a república democrática, com um sistema de governo federal composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

A economia mexicana é uma das maiores da América Latina, com destaque para a agricultura, turismo, manufatura e energia. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,81 trilhão de dólares (2023).

Também atua nas organizações internacionais, como ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos).

Entenda também o mapa-mundi e os países africanos.

Características da América do Norte

Hidrografia da América do Norte

A parte norte do continente americano é banhada pelo Oceano Pacífico a oeste e o Oceano Atlântico ao leste. Há também lagos e rios importantes, como os chamados Grandes Lagos, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, que é o maior grupo de lagos de água doce do mundo.

Há ainda os Rio Mississípi, nos Estados Unidos; Rio São Lourenço, que nasce nos Grandes Lagos e é muito relevante para a economia canadense; e Rio Colorado, que passa pelos Estados Unidos e o México.

Clima da América do Norte

O clima na América do Norte é diversificado devido à sua extensão geográfica. Pode-se encontrar o clima ártico e subártico no norte do continente, no Canadá e no Alasca (Estados Unidos), com invernos longos e rigorosos e verões curtos e frescos.

Grande parte dos Estados Unidos e do sul do Canadá possui clima temperado, com estações bem definidas, invernos frios e verões quentes.

Já o sudoeste dos Estados Unidos e partes do México são caracterizados pelo clima desértico, que tem altas temperaturas durante o dia e baixas à noite.

Há ainda clima montanhoso nas partes do continente em que há montanhas, e climas tropical e subtropical, no sul da Flórida, do Texas e da Califórnia, com verões quentes e úmidos e invernos amenos.

Vegetação da América do Norte

Na América do Norte há florestas temperadas, formadas por árvores decíduas e coníferas, florestas boreais, também chamadas de taiga, e florestas tropicais, com grande diversidade de flora. Existem também pradarias e estepes, caracterizadas por vegetação herbácea.

Além de áreas de deserto, no sudoeste dos Estados Unidos e norte do México, onde a vegetação é escassa e adaptada as condições áridas.

Veja também mapa do Brasil e o mapa da Europa.

Vinícius Marques
Review técnica by Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe da Enciclopédia Significados
Edição por Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar