Tipos de mapas: quais são e suas características

Mapa é uma representação gráfica de um terreno ou território. Os tipos de mapas existentes variam de acordo com sua escala, objetivo e aquilo que representam. Os mapas podem ser classificados como físicos ou humanos.

Os mapas físicos são os que apresentam formações físicas presentes na natureza. Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural).

Enquanto os mapas temáticos são representações de um território em função de algum tema. Por exemplo, mapas de desenvolvimento sócio-econômico, da violência, de fluxos migratórios, são representações temáticas.

Os principais tipos de mapa são:

1. Mapa físico

Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. Nesse tipo de mapa, as escalas são respeitadas com a maior precisão possível para que o leitor tenha uma ideia completa das informações presentes nos mapas.

mapa-mundi físico
Mapa físico do planeta Terra (planisfério físico). O relevo das regiões do planeta possuem uma representação gráfica

Exemplos de mapas físicos:

  • Mapa geomorfológico - representa as formações geológicas e de relevo de um território.
  • Mapa hidrográfico - representa os rios, lagos, bacias e mares de uma região.
  • Mapa climático - representação dos agentes do clima que atuam em uma determinada região.

2. Mapa político

Os mapas políticos possuem um foco nos limites e fronteiras definidos por convenções sociais e políticas. Em geral, as questões naturais não possuem representação ou são secundárias.

mapa-mundi político
Mapa mundi político, as cores representam o território dos países

Os mapas políticos apresentam as divisões administrativas entre cidades, estados, países ou outras organizações políticas.

3. Mapa demográfico

Os mapas demográficos são representações da população que ocupa um determinado território. Nesse tipo de mapa, cria-se uma variação gráfica com cores ou formas que indiquem de que forma a população é distribuída na região.

mapa demográfico da população brasileira
Mapa demográfico da população brasileira

4. Mapa histórico

Os mapas históricos são informativos de um território de acordo com fatos históricos que possam ter influenciado algum tipo de mudança.

Mapa do Brasil (1836)
Mapa do Brasil publicado em 1836. Note, que, entre outras diferenças, o Acre ainda não havia sido agregado ao território brasileiro.

Em geral, os mapas históricos apresentam mudanças dos limites e fronteiras, agregação de territórios a um país ou região.

5. Mapa econômico

O mapa econômico é um exemplo de mapa temático que está fundamentado em questões econômicas ligadas à produção em territórios distintos, bem como a ocupação dos trabalhadores e o fluxo de produtos e serviços.

Mapa da distribuição industrial do Brasil
Mapa da distribuição industrial do Brasil

6. Mapa de vegetação

O mapa da vegetação, algumas vezes chamado de mapa biogeográfico apresenta o tipo de vegetação de uma determinada localidade, ou mesmo a distinção entre biomas em áreas mais extensas.

Mapa da vegetação brasileira

7. Mapa estilizado (anamorfose)

Os mapas estilizados são aqueles que apresentam uma variação visual em função de seu tema. Por isso, os mapas estilizados são sempre mapas temáticos.

Anamorfose é o tipo de mapa que varia proporcionalmente de acordo com o tema proposto. Na imagem abaixo, temos o exemplo de um mapa da população brasileira seguido de sua anamorfose:

Mapa da população brasileira e sua respectiva anamorfose
Esquerda: Mapa demográfico do Brasil. Direita: Anamorfose representativa da população brasileira

Nos mapas estilizados, em geral, as escalas não são respeitadas, isso ocorre para criar uma representação mais forte e evidente da ideia que se quer transmitir.

Veja também os significados de:

Atualizado em