Memória RAM

Memória RAM é um espaço de armazenamento temporário do seu PC, laptop, smartphone, tablet ou console de jogos. Ela é usada para armazenar dados que estão sendo processados neste momento pela sua máquina. Seja qual for o sistema, sem a RAM (sigla em inglês para Memória de Acesso Aleatório) não seria possível realizar diversas tarefas de forma rápida e eficiente.

Para que serve a memória RAM?

De forma bastante prática: a memória RAM serve para facilitar a nossa vida. Ela é um componente de curto prazo cuja função é armazenar os dados necessários para uso imediato. Tudo que está em execução no seu computador ou smartphone, como um navegador de internet ou um aplicativo, depende da RAM para funcionar da forma mais eficiente possível.

Não fosse a RAM, teríamos que buscar essas informações no disco rígido do computador: o HD (Hard Disk). E o disco rígido, embora seja fundamental para o armazenamento a longo prazo, é muito mais lento que a RAM.

Como funciona a memória RAM?

A RAM funciona assim: quando precisamos abrir algum documento do Word ou do Excel, por exemplo, vamos buscar essas informações no disco rígido, onde elas ficam armazenadas. Essas informações são copiadas para a RAM para que possamos trabalhar com elas. Quando terminamos nossa tarefa e desligamos o computador, esses dados desaparecem da RAM e são arquivados em espaços de armazenamento a longo prazo – seja no HD, no HD externo ou na nuvem.

A analogia da escrivaninha e do armário costuma ser utilizada para explicar como funciona a memória RAM. O armário seria o HD, onde arquivamos nossos documentos, aplicativos e programas.

Já a escrivaninha seria a memória RAM. Quando estamos trabalhando, deixamos todo o material necessário espalhado sobre a mesa, a fim de dar agilidade e facilitar o nosso trabalho. A mesa cumpre função semelhante à da memória RAM. Ao final do dia, voltamos a guardar o material no armário (disco rígido).

Qual o tamanho ideal da memória RAM?

Resposta: depende do seu perfil de utilizador. Se você costuma executar programas que requerem muita memória ou se ocupa de muitas tarefas ao mesmo tempo, é provável que você precise de uma RAM maior.

Continuando na analogia da mesa: há mesas pequenas e mesas grandes. E o mesmo acontece com a memória RAM. Há games de computador menos elaborados que requisitam 1 GB de RAM ou nem isso. Um game com esse requisito mínimo roda em praticamente qualquer PC.

Mas se você quiser editar um vídeo ou jogar os games mais modernos e sofisticados, aí convém 16+ GB de RAM, já que você vai precisar de mais espaço de armazenamento temporário para executar tarefas tão pesadas.

Uma coisa que acontece bastante no nosso dia a dia, quando estamos empenhados em diversas tarefas ao mesmo tempo, é deixar várias abas abertas no navegador de internet. Pois você sabia que isso consome memória RAM? 20 abas abertas no seu navegador podem comprometer sua RAM em mais de 2 GB.

Assim, dá para dizer que a RAM está diretamente relacionada à rapidez de sua máquina. Quanto mais RAM ela tiver, mais agilmente executará suas tarefas. Por outro lado, pouca RAM – ou uma RAM cheia de lixo e programas desnecessários – pode significar baixo desempenho. E ninguém gosta de uma máquina lenta, não é mesmo?

Veja também:

Data de atualização: 22/09/2020.