Memória RAM: o que é, para que serve e como funciona

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista

Memória RAM (Random-Acess Memory, em inglês) ou “Memória de Acesso Aleatório”, em português, é um hardware interno de armazenamento temporário do computador, smartphone, Smart TV, consoles de jogos, entre outros dispositivos eletrônicos. É considerada a memória principal de um dispositivo, usada para armazenar os dados em processamento.

É uma memória volátil de leitura e escrita, ou seja, é temporária e permite a gravação e leitura de dados para uso imediato. Tudo que está em execução, como o navegador de internet ou um aplicativo, depende dela para funcionar de forma rápida e eficiente.

Sem a RAM, as informações teriam que ser buscadas diretamente no disco rígido (HD) ou SSD, o que tornaria o processo de 20 a 100 vezes mais lento.

Como funciona a memória RAM

A RAM funciona assim: quando precisamos abrir algum documento salvo previamente, por exemplo, o aparelho busca as informações no disco rígido, onde ficam armazenadas. Os dados são copiados para a RAM e permitem que o conteúdo seja acessado rapidamente, caso feche o documento e o abra novamente.

Ao desligar o computador, esses dados desaparecem da RAM, sendo arquivados em espaços de armazenamento a longo prazo, como o HD e o SSD.

A analogia da escrivaninha e do armário costuma ser utilizada para explicar como funciona a memória RAM. O armário seria o HD, onde arquivamos nossos documentos, aplicativos e programas.

Já a escrivaninha seria a memória RAM. Quando estamos trabalhando, deixamos todo o material necessário espalhado sobre a mesa, a fim de dar agilidade e facilitar o nosso trabalho. A mesa cumpre função semelhante à da memória RAM. Ao final do dia, voltamos a guardar o material no armário (disco rígido).

Tipos de memória RAM

Existem dois tipos básicos de memória RAM: SRAM e DRAM.

Memória SRAM (Static Random Acess Memory, em inglês) ou "Memória Estática de Acesso Aleatório", em português. É uma RAM que armazena dados de maneira estática e com fluxo de energia constante. Costuma ser mais rápida e consumir menos energia que o tipo DRAM. Em contrapartida, sua capacidade de armazenamento é menor e, por ter uma estrutura mais complexa, é mais cara de produzir.

Memória DRAM (Dynamic Random Acess Memory, em inglês) ou "Memória Dinâmica de Acesso Aleatório", em português. É a RAM com maior capacidade de armazenamento, e para tanto precisa de atualização constante. Por ser mais barata de produzir, tornou-se o tipo de RAM mais comum nos dispositivos eletrônicos. Existem três tipos de DRAM:

  • DDR (Double Data Rate) ou "Taxa Dupla de Transferência". É o tipo mais comum de RAM utilizado nos dispositivos eletrônicos atuais.
  • GDDR (Graphics Double Data Rate) ou "Taxa Dupla de Transferência Gráfica". É a memória gráfica específica para placas de vídeo.
  • SDRAM (Synchronous Dynamic Random-Access Memory) ou "Memória Dinâmica de Acesso Aleatório Síncrona". Antecessora das DDR, eram muito utilizadas nos computadores antigos, como nas primeiras versões do Pentium, por exemplo. Por isso mesmo, é difícil de encontrá-las atualmente.

Qual o tamanho ideal da memória RAM?

A resposta depende do perfil do usuário. Se você costuma executar programas que requerem muita memória ou se ocupa de muitas tarefas ao mesmo tempo, é provável que você precise de uma RAM maior.

Continuando com a analogia da mesa: há mesas pequenas e mesas grandes. E o mesmo acontece com a memória RAM. Há jogos de computador menos elaborados que requisitam 1 GB de RAM ou nem isso. Um jogo com esse requisito mínimo roda em praticamente qualquer PC.

Mas se você quiser editar um vídeo ou jogar os games mais modernos e sofisticados, então convém 16 GB de RAM, já que você precisará de mais espaço de armazenamento temporário para executar tarefas tão pesadas.

Uma coisa que acontece bastante no nosso dia a dia, quando estamos empenhados em diversas tarefas em simultâneo, é deixar várias abas abertas no navegador de internet. Vinte abas abertas no seu navegador podem comprometer sua RAM em mais de 2 GB.

Assim, é possível dizer que a RAM está diretamente relacionada à rapidez de sua máquina. Quanto mais RAM ela tiver, mais agilmente executará suas tarefas. Por outro lado, pouca RAM, ou uma RAM cheia de lixo e programas desnecessários, pode significar baixo desempenho.

Veja também:

Taysa Coelho
Revisão por Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.
Outros conteúdos que podem interessar