Significado de Neófito

O que é Neófito:

Neófito é o principiante, alguém que começou recentemente em algo ou está em algum lugar pela primeira vez.

Em sua etimologia, a palavra neófito surge da junção dos termos gregos neo, que significa novo, e phytos, que é planta. A palavra grega neophytus corresponde ao que foi recentemente plantado.

Alguns estudos etimológicos indicam que só na Idade Média a palavra neófito vai ser relacionada àquele que é iniciante em alguma atividade. Primeiramente ligada à figura do cristão-novo, alguém recém convertido ao cristianismo.

Desde então o termo tem sido relacionado a entrantes em cultos ou seitas religiosas.

Na maçonaria, são chamados neófitos aqueles que estão nos degraus iniciais, antes de se tornarem aprendizes e entrarem efetivamente na ordem secreta.

Como sinônimos de neófito, existem as palavras noviço, novato, principiante, aprendiz, ou ainda recém-batizado, recém-convertido, recém-admitido.

Na linguagem informal, usa-se a palavra neófito para falar de alguém que está começando a se interessar por um assunto, e até como uma forma de distinção. Por exemplo, para mostrar a diferença entre os verdadeiros fãs de uma série ou saga de cinema e/ou literatura, e ou neófitos, aqueles que só assistiram aos filmes mais recentes.

Neófito na Bíblia refere-se àquele que foi convertido aos cristianismo a menos de três anos. Já aquele que está efetivamente convertido há mais tempo é chamado de prosélito. Na língua portuguesa atual, utiliza-se o substantivo proselitismo, que tem a mesma raiz que prosélito, para designar conversão doutrinária.

Ver também o significado de Proselitismo.

Data de atualização: 21/09/2016.