Significado de Etimologia

O que é Etimologia:

Etimologia é o estudo gramatical da origem e história das palavras, de onde surgiram e como evoluiram ao longo dos anos.

Do grego etumología, a etimologia se preocupa em encontrar os chamados étimos (vocábulos que originam outros) das palavras. Afinal, toda a palavra conhecida possui um significado e derivação de alguma outra palavra, que pode pertencer a outro idioma ou a uma língua que já foi extinta.

Um grande exemplo é o latim, língua que está há muitos anos em desuso e que é a responsável pela formação de várias palavras utilizadas atualmente na língua portuguesa, espanhola, italiana, francesa, entre outras, que são chamadas de "línguas latinas".

Porém, não apenas do latim construímos nosso vocabulário. Mesmo nos dias de hoje, inúmeros termos que usamos no cotidiano tiveram sua origem em idiomas estrangeiros ou de culturas que já não existem, como o tupi-guarani. No português falado no Brasil, existem muitas expressões e palavras que possuem seus étimos da língua tupi, como ipanema, copacabana, abacaxi, caju e inúmeras outras.

Os responsáveis pelo estudo da origem e história das palavras são os etimologistas, que tentam explicar os motivos que levam certos termos serem escritos de determinada maneira, mesmo que a pronúncia seja diferente. Exemplo: "casa" ("s" com som de "z") ou "maçã" ("ç" com som de "s").

Existem também as falsas etimologias, normalmente atribuídas pelo senso comum e cultura popular à uma palavra que simplesmente é similar a outra, mas sem comprovação de um etimologista.

Por exemplo, a palavra forró, de acordo com a falsa etimologia, teria sido derivada do inglês for all ("para todos", em português), porém, os etimologistas dizem que na verdade o termo não passa de uma abreviação da expressão forrodobó, que já existia há muito tempo no Brasil.

Confira exemplos da origem etimológica de algumas palavras da língua portuguesa:

  • Abacaxi: do tupi iba-cati (fruto que cheira muito)
  • Trabalho: do latim tripaliu (ser torturado)
  • Coração: do latim cor ou cordis (coração)
  • Cidadania: do latim civitas (cidade)
  • Amor: do latim amor (a grafia e significado continuam os mesmos do original latim)

Data de atualização: 18/12/2014. O significado de Etimologia está na categoria: Língua Portuguesa