Significado de Cronológico

O que é Cronológico:

Cronológico é um adjetivo que define tudo que obedece uma cronologia, ou seja, que segue uma sequência natural de acontecimentos no decorrer do tempo.

Diz-se que algo é cronológico quando está organizado, listado ou descrito na ordem em que realmente aconteceu, adotando-se o tempo como referência.

O conceito implica a ideia de consecutividade e progressão. Dessa forma, se algo é cronológico, é porque está inserido em uma série de eventos, seja no início, meio ou fim.

O termo está relacionado à cronologia, palavra originária do latim chronos, que significa tempo, e logos, que significa estudo.

O antônimo de cronológico é atemporal, que qualifica algo que não se afeta pelo passar do tempo ou que não está inserido em um grupo de acontecimentos.

Tempo Cronológico

Tempo cronológico é o tempo analisado exclusivamente com base nos relógios e calendários, como consequência dos movimentos de rotação e translação da Terra. É a forma de percepção do tempo que atribui idade às coisas.

Exemplos:

O planeta Terra tem mais de 4 bilhões de anos.

Mariana é 3 anos mais velha do que Paula.

Linha do Tempo

No contexto da linguagem, o tempo cronológico é o modo de expressão naturalmente utilizado no dia a dia, pois descreve eventos de forma linear e sucessiva, conforme aconteceram.

Exemplos:

Hoje eu acordei, tomei banho e depois fui trabalhar.

Tomas desceu as escadas e correu até a escola.

Tempo Cronológico e Tempo Histórico

O tempo cronológico não deve ser confundido com o tempo histórico. Este último é usado por historiadores para organizar didaticamente a ciência histórica. Assim, o tempo histórico reúne aspectos econômicos, culturais e políticos com o objetivo de catalogar épocas, resultando em classificações como Pré-História, Idade Média, etc.

Ordem Cronológica

Ordem cronológica é a forma de organização de um conjunto que adota como critério a ordem em que cada um dos elementos ocorreu no tempo, resultando em uma sequência coesa e lógica. Dessa forma, é possível organizar em ordem cronológica filmes, livros, histórias, documentos, etc.

Exemplos:

Coloque esses relatórios mensais em ordem cronológica.

Qual a ordem cronológica dos filmes de Star Wars?

No contexto da linguagem, pode ser usado como sinônimo de tempo cronológico. Porém, a expressão ordem cronológica é mais utilizada por ter um sentido mais amplo e possuir maior número de aplicações.

Data de atualização: 19/03/2018. O significado de Cronológico está na categoria: Geral