Nigga: significado, o que é e tradução

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação

Nigga é uma gíria do idioma inglês, usada principalmente entre os afro-americanos e que significa “preto” ou “negro”.

Esta é uma gíria depreciativa.

A palavra nigga é um derivado de nigger, termo que também quer dizer “preto” ou “negro”, sendo que o seu uso é mais agressivo e pejorativo.

Apenas os afro-americanos podem usar a gíria nigga para se referir a outra pessoa negra, sem que o termo ganhe um sentido ofensivo.

Entre a comunidade negra dos Estados Unidos houve uma ressignificação do termo, que passou a ser uma forma de cumprimentar ou mencionar outras pessoas negras.

Caso alguém de outra cor de pele (um branco, por exemplo) chame um negro de nigga, este ato será considerado extremamente ofensivo e uma manifestação de racismo.

Assim, nos Estados Unidos, em alguns contextos, a gíria nigga é tida como um palavrão e costuma ser censurada com a expressão “the N word” (a palavra com N, em português).

A explicação para a interpretação negativa desta palavra pode ser encontrada durante o período de escravidão nos Estados Unidos, quando nigger era usado para se referir as pessoas escravizadas como se fossem seres inferiores, ou seja, “sub-humanos”.

Conheça os cinco maiores momentos na luta contra o racismo.

No Brasil, a gíria nigga se tornou conhecida por meio de filmes e músicas norte-americanas, principalmente dos gêneros rap ou hip-hop. Não há uma expressão, em português do Brasil, que se assemelhe à "palavra com N" americana.

Saiba mais sobre o significado de outras gírias.

Juliana Theodoro
Revisão por Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar