Pesquisa Científica (o que é, tipos e metodologia)

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo.

Ela caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador (cientista).

Através deste conjunto de procedimentos, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que visem o benefício da ciência.

Este tipo de pesquisa se dedica em realizar estudos com uma abordagem inovadora, onde o pesquisador avalia se a temática apresentada é de interesse para a comunidade científica e se os resultados do estudo serão socialmente relevantes.

A pesquisa científica também pode fazer uma abordagem de algum estudo já existente, como forma de refutar, ou contribuir com, os resultados produzidos nesta pesquisa.

Neste sentido, a pesquisa científica é o elo entre o pesquisador e a comunidade científica, o que torna a publicação e divulgação desses estudos de extrema importância para a produção do conhecimento científico.

Saiba mais sobre pesquisa.

Tipos de pesquisa científica

A pesquisa científica pode ser classificada quanto à abordagem do problema e dos seus objetivos. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa pode ser:

Quantitativa: método que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.

Qualitativa: é um método descritivo que explora os detalhes da pesquisa e a vivência do próprio entrevistado ou pesquisador.

Saiba mais sobre a pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

Já em relação aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:

Exploratória: possui uma maior proximidade com o universo relacionado com o objeto da pesquisa. Exemplos: Estudos de Caso e Pesquisas Bibliográficas.

Descritiva: realiza um levantamento de dados através das técnicas padronizadas de coleta, como questionários ou formulários, por exemplo.

Explicativa: pretende explicar os fatores que motivam a realização do objeto ou do fenômeno estudado. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

Veja também os diferentes tipos de pesquisa.

Metodologia da pesquisa científica

Em termos metodológicos, para que a pesquisa científica tenha o seu melhor aproveitamento, é necessário a utilização do método científico, um conjunto de elementos considerados básicos para a realização do estudo.

Como fazer uma pesquisa científica?

Para produzir uma pesquisa científica, o pesquisador deve seguir alguns dos elementos básicos do método científico, por exemplo:

Problema da pesquisa

Consiste na formulação de perguntas que a pesquisa pretende responder durante o seu desenvolvimento, cujas respostas sejam novas e relevantes.

Informações e seleção de fontes pertinentes (revisão bibliográfica)

É a parte onde se determina as informações e a seleção das fontes necessárias para iniciar as respostas das perguntas da pesquisa.

Nesta etapa o pesquisador deve buscar uma variedade de trabalhos de autores que já estudaram aspectos centrais do tema escolhido. Além de servir como base para a análise do trabalho, o cientista também pode refutar alguma conclusão previamente encontrada por outro pesquisador, por exemplo.

Definição das ações (metodologia aplicada)

Nesta etapa da pesquisa é preciso definir quais ações e estratégias utilizar para que a pesquisa produza as informações. Ou seja, quais serão os métodos de recolha de dados que o pesquisador usará (questionários, entrevistas, etc.).

Tratamento das informações

Consiste em selecionar um processo que seja capaz de tratar e interpretar as informações coletadas.

Em resumo, consiste no modo como apresentar os dados encontrados na etapa anterior (tabelas, gráficos, etc.). No entanto, antes é preciso encontrar um método de mensuração das informações recolhidas que seja eficiente.

Produção e confiabilidade das respostas

No processo final da pesquisa científica, é a hora de saber se todos os métodos utilizados conseguiram responder às perguntas formuladas, além de indicar a confiabilidade das informações produzidas por estes métodos.

Podemos resumir o método científico com as seguintes etapas:

  • Observação;
  • Problema (pergunta);
  • Hipótese (o que possivelmente responde à pergunta);
  • Experimento (procedimentos realizados para responder à pergunta e verificar se a hipótese é verdadeira ou nula);
  • Análise dos resultados (momento da verificação se os experimentos atestaram ou não a hipótese, logo, se respondem ou não à pergunta);
  • Conclusão (momento da confirmação se a hipótese foi nula ou verdadeira e em seguida ocorre a divulgação dos resultados em artigo científico).

Saiba mais sobre a metodologia científica e veja o que escrever na metodologia.

Rubens Castilho
Review científica by Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar