Significado de Pesquisa científica

O que é a Pesquisa científica:

A pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo.

Ela caracteriza-se por ser uma investigação extremamente disciplinada, que segue as regras formais dos procedimentos para adquirir as informações necessárias e levantar as hipóteses que dão suporte para a análise feita pelo pesquisador.

Através deste conjunto de procedimentos, a pesquisa científica tem como objetivo encontrar respostas para determinadas questões propostas para o desenvolvimento de um experimento ou estudo, de maneira a produzir novos conhecimentos que visem o benefício do homem.

Este tipo de pesquisa se dedica em realizar estudos com uma abordagem inovadora, onde o pesquisador avalie se a temática apresenta interesse para a comunidade científica e se os resultados do estudo serão relevantes para o interesse social. Ela também pode fazer uma abordagem de algum estudo já existente, como forma de refutar os resultados produzidos nesta pesquisa.

Neste sentido, a pesquisa científica se torna um elo entre o pesquisador e a comunidade científica, o que torna a publicação e divulgação destes estudos de extrema importância para a produção do conhecimento científico.

Tipos de pesquisa científica

A pesquisa científica pode ser classificada quanto à abordagem do problema e dos seus objetivos. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa pode ser:

Quantitativa: Método que recorre a diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações.

Qualitativa: É um método descritivo, que explora os detalhes da pesquisa e a vivência do próprio entrevistado ou pesquisador. Veja mais sobre o seu significado aqui

Já em relação aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em:

Exploratória: Possui uma maior proximidade com o universo relacionado com o objeto da pesquisa. Exemplos: Estudos de Caso, Pesquisas Bibliográficas.

Descritiva: Realiza um levantamento de dados através das técnicas padronizadas de coleta, como questionários.

Explicativa: Pretende explicar os fatores que motivam a realização do objeto ou do fenômeno estudado. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.

Metodologia da pesquisa científica

Em termos metodológicos, para que a pesquisa científica tenha o seu melhor aproveitamento, é necessário a utilização do método científico, um conjunto de elementos considerados básicos para a realização do estudo. Veja mais sobre o significado dele aqui.

Alguns dos elementos do método científico são:

Problema da pesquisa

Consiste na formulação de perguntas que a pesquisa pretende responder durante o seu desenvolvimento, cujas respostas sejam novas e relevantes.

Informações e seleção de fontes pertinentes

É a parte onde se determina as informações e a seleção da fontes necessárias para iniciar as respostas das perguntas da pesquisa.

Definição das ações

Nesta etapa da pesquisa é preciso definir quais ações e estratégias utilizar para que a pesquisa produza as informações.

Tratamento das informações

Consiste em selecionar um processo que seja capaz de tratar e interpretar as informações coletadas.

Produção e confiabilidade das respostas

No processo final da pesquisa científica, é a hora de saber se todos os métodos utilizados conseguiram responder as perguntas formuladas, além de indicar a confiabilidade das informações produzidas por estes métodos.

Veja também o significado de pesquisa e metodologia científica.

O significado de Pesquisa científica está nas categorias: Geral, Ciência