Exu

Quem é Exu?

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

As características de Exu

Exu tem algumas características que são típicas das reações da natureza humana e sua imagem perante os adeptos reflete proteção, justiça, paciência, força e disciplina na perseguição de objetivos. A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu.

Os traços de personalidade mais comuns associados a ele são: disciplina, paciência e proteção nos caminhos. O orixá é tido como um protetor fiel das pessoas que o cultuam e são agradecidas por sua proteção.

Dia da semana e data comemorativa

O dia da semana atribuído a Exu é segunda-feira e 13 de junho é seu dia comemorativo. A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Oferendas a Exu

É bastante comum que as oferendas para Exu sejam feitas em cruzamentos de ruas ou outros lugares semelhantes, chamados de encruzilhadas.

O hábito se deve ao fato de que uma encruzilhada representa a conexão entre dois pontos diferentes, assim como é a conexão entre dois mundos (terreno e espiritual), função exercida por Exu.

Exu na Umbanda e no Candomblé

Exu é cultuado tanto na Umbanda, quanto no Candomblé. De modo geral, ele é mesmo nas duas religiões, sendo uma das entidades mais poderosas.

Exu Tranca Rua

O Exu Tranca Rua é um orixá cultuado principalmente por sua característica de ajudar na abertura dos caminhos desejados por aqueles que são fiéis a ele. De acordo com a prática das religiões, ele tem o poder de ajudar a vencer os obstáculos para conquistar objetivos.

Exu Caveira

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas.

Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Conheça mais sobre a Umbanda e o Candomblé e veja o significado de Orixás.

Os filhos de Exu

Nas religiões africanas, as pessoas são atribuídas como filhas de um orixá e isso pode determinar algumas características da sua personalidade.

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

História de Exu

Na história das religiões, Exu teria sido o mensageiro enviado por Deus durante o período da criação na Terra. Uma de suas tarefas seria conhecer o planeta para saber se ela era um bom lugar para seres humanos e para os orixás.

Depois de chegar à Terra, Exu teria decidido permanecer aqui e tempos depois passou a ser um orixá muito cultuado nos rituais do Candomblé e da Umbanda.

Laroye, Exu!

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria. A língua iorubá é falada em países como Togo, Benim e Nigéria.

Conheça mais sobre outros orixás: Iemanjá, Xangô, Oxum, Oxóssi, Oxalá e Iemanjá e Pomba Gira.

Data de atualização: 10/02/2020.