Significado de Rubrica

O que é Rubrica:

Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. A palavra provêm do Latim "rubrica", que se refere a "rubro, vermelho".

Nos manuscritos antigos e códices, rubrica designava a letra ou a linha inicial de um capítulo escrita em vermelho. Os títulos dos livros de Direito Civil são designados como rubrica. Antigamente os títulos desses livros eram escritos em vermelho.

O termo rubrica também designa um pequeno comentário escrito que tem a função de orientação de algo que está sendo executado ou de um lembrete para uso posterior. As rubricas são usadas nos roteiros de cinema ou teatro para indicar gestos ou movimentos dos atores, em pautas musicais ou em textos litúrgicos, para orientar as celebrações. Rubrica também corresponde a uma anotação em vermelho, nos livros religiosos, para orientação litúrgica.

Na indústria, rubrica é uma argila avermelhada utilizada como corante ou como polimento. Esse material é também usado em pinturas ou gravuras de aspecto tosco. Antigamente os carpinteiros usavam o almagre para marcarem a madeira antes de serrarem. De igual forma, em tempos antigos, essa argila avermelhada também era usada em feridas para estancar o sangue.

Em tipografia, rubrica designa a alteração feita na chapa tipográfica para ser aproveitada posteriormente em outro trabalho.

Rubrica ou rúbrica

Para qualquer significado de rubrica, a grafia correta da palavra é sem acento tônico no u. Rubrica é uma palavra grave e por isso a pronunciação correta deve ser "rubríca" e não "rúbrica". Portanto, escrever e dizer rúbrica é um erro.

Data de atualização: 07/05/2013.