Significado de Finalidade

O que é Finalidade:

A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc.

Quando pergunta-se qual a finalidade de alguma coisa, o intuito é saber qual o objetivo disto. Como em "Qual a finalidade da ONU? A ONU tem como finalidade a manutenção da paz mundial e a garantia dos Direitos Humanos".

Ao ser questionado sobre a finalidade de um texto, a ideia é que quem responda possa identificar quais os objetivos que o conteúdo apresentado traz. Por exemplo, este texto tem como finalidade explicar o significado da palavra finalidade.

Como sinônimos de finalidade podemos utilizar as palavras alvo, objeto, objetivo, efeito, utilidade, propósito, intuito e destinação.

O vocábulo finalidade tem origem no latim finalitas, que significa aquilo que pertence ao fim de alguma coisa.

A palavra finalidade também indica uma categoria das conjunções subordinativas. As conjunções de finalidade são aquelas que indicam a intenção, o objetivo da oração principal, e unem as sentenças com este propósito. Exemplos de conjunção de finalidade:a fim de que, que, porque e para que. 

Finalidade também é uma das circunstâncias de uso de advérbios. São locuções adverbiais de finalidade: para o, para aquela. Elas expressam a destinação da oração em conformidade com verbo.

Finalidade e Objetivo

As palavras finalidade e objetivo são sinônimos, e podem ser utilizadas da mesma forma em quase todas as suas aplicações. Normalmente, em trabalhos científicos, pede-se que o pesquisador estabeleça os objetivos do que está se desenvolvendo.

Da mesma forma em um plano de negócio. O uso do termo objetivo é uma terminologia mais técnica, mas a ideia é conceber a finalidade do projeto, ou seja, o que se deseja alcançar ao desenvolver aquilo.

Saiba mais sobre o significado de Objetivo.

Finalidade da Contabilidade

A finalidade de determinada área de atuação é geralmente associada à função da profissão em questão. No caso da contabilidade, sua dada função é o registro da informação pertinente a todo o sistema financeiro, seja público ou privado.

A finalidade da contabilidade, portanto, é registrar as informações relativas às movimentações financeiras como forma de garantir a legalidade das ações, a apuração das operações, e consequentemente assegurar resultados satisfatórios.

Finalidade da Pena

A finalidade da pena é um conceito da Teoria do Direito Penal, ao se discutir qual o propósito das sentenças criminais de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, em relação aos problemas suscitados pela criminalidade.

Os juristas, doutrinadores e pesquisadores da Ciências Penal discutem os objetivos, e os resultados, de se manter os condenados encarcerados, quanto tempo e de que forma. Este debate inclui tanto teorias que defendem a prevenção como aquelas que questionam os custos da prisionalização, entre outras, não existindo uma conclusão sobre o assunto.

O significado de Finalidade está na categoria: Geral