Significado de Confiança

A confiança é uma característica da personalidade e pode ser entendida como acreditar, estar seguro ou ter certeza sobre algo, ou em alguém.

A confiança, então, seria a hipótese que formulamos sobre o comportamento futuro de algo ou alguém, e que não depende de nós.

A palavra confiança é substantivo do verbo confiar. Sua origem é do latim confidere, que significa “acreditar plenamente, com firmeza”. O sufixo “fidere” significa fé, por isso a palavra confiar é muito usada como sinônimo de fé.

A confiança pode referir-se a diferentes aspectos, como: a autoconfiança e a confiança no outro ou em algo.

Uma pessoa autoconfiante é aquela em que alguém acredita e tem segurança em suas próprias atitudes e capacidade. Geralmente, a autoconfiança é considerada uma qualidade e um aspecto muito importante para o bom desenvolvimento de uma pessoa nas suas relações ou outros âmbitos da vida, como trabalho, estudos e afins.

a confiança em algo é a convicção de que, independente das circunstâncias, a situação será resolvida ou concretizada.

A confiança também pode estar associada quando se acredita que alguém agirá da forma que esperamos. É, inclusive, considerada uma das características mais importantes para manter relações saudáveis, sejam as afetivas, as profissionais, de amizades, as familiares, as sociais ou outras.

A confiança no outro também pode estar ligada a liberdade que temos com a outra pessoa. Por exemplo, quando quer contar algo importante da sua vida a alguém, provavelmente contará apenas para as pessoas em quem confia e que sabe o que essa pessoa fará com a informação.

Algo importante a saber é que a confiança é uma característica que se desenvolve de maneira diferente em cada pessoa. Isso dependerá das experiências de vida, visão de mundo, criação e outras bagagens que o indivíduo tem em sua vivência nas relações com o outro e consigo.

Alguns sinônimos de confiança são: esperança, fé, segurança, certeza, bem como familiaridade, simplicidade ou naturalidade. Seu antônimo seria a desconfiança.

A confiança está geralmente associada a fé. É o aspecto que ajuda a pessoa a continuar em seu caminho e acreditar que algo será realizado como imagina e deseja.

Veja também:

Atualizado em