Significado de Lealdade

O que é Lealdade:

A lealdade é um valor humano relacionado com a capacidade de uma pessoa de ser plenamente confiável, manter sua retidão moral, honestidade e honrar compromissos. Também encontrado como sinônimo de fidelidade, dedicação e sinceridade.

Uma relação leal é aquela em que ambas as partes possuem plena confiança no cumprimento de seu compromisso, podendo envolver um contrato, uma promessa ou mesmo uma expectativa.

A palavra tem origem no termo legalis, que em latim remete para o conceito de lei. Inicialmente, designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.

Uma pessoa leal é alguém que é fiel e dedicado, e sempre cumpre as suas promessas. Por exemplo:

  • A lealdade é fundamental para uma verdadeira amizade, os amigos devem poder confiar plenamente um no outro.
  • Quando se firma um contrato, é preciso que ambas as partes sejam leais.
  • Contei-lhe todos os meus segredos, pois tenho certeza de sua lealdade.
  • A lealdade é um valor fundamental para o esporte, é ela que garante o respeito às regras e uma disputa justa.

Diferença entre lealdade e fidelidade

Na maior parte dos casos, lealdade e fidelidade são vistos como sinônimos. No entanto, a lealdade e fidelidade são conceitos distintos.

A fidelidade está relacionada com precisão ou retidão daquilo que é esperado. Por isso, o termo é usado também em tecnologia, "alta fidelidade" significa ser uma reprodução muitíssimo próxima da realidade ou do original.

Ao se falar em fidelidade nas relações interpessoais, espera-se que o comportamento da pessoa seja o mais próximo (fiel) daquilo que é esperado para a relação.

Assim, a fidelidade está ligada ao cumprimento de uma norma, enquanto a lealdade está fundamentada em uma relação mútua de confiança.

Atualizado em