Significado de Persistência

O que é Persistência:

Persistência é uma característica daquilo que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem deixar-se abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.

Como por exemplo nas frases:
"A persistência faz dela uma vencedora".
"É preciso persistência além de inteligência para concluir os estudos".

A persistência é uma qualidade valorizada pelos recrutadores, junto com a determinação. Pois um trabalhador persistente é aquele que não vai desistir diante da primeira negativa do chefe e nem ficar desestimulado. Ele está determinado a fazer sua ideia dar certo e vai trabalhar para melhorá-la ao invés de simplesmente dispensá-la.

Na enologia, a persistência é uma das qualidades de um bom vinho, cujas características do aroma mantém-se no paladar e após a garrafa estar aberta.

A palavra persistência é um substantivo feminino que vem do latim persistere, que significa continuar com firmeza.

Em inglês, persistência é persistence.

Podem ser sinônimos de persistência as palavras empenho, constância, tenacidade e perseverança.

Persistência e Insistência

O vocábulo insistência por vezes é utilizado como sinônimo de persistência, mas há uma diferença na origem das palavras que as dão significados diferentes. Insistência vem do latim insistere, que é manter a atitude. Ou seja, a insistência é a repetição de uma ação, relacionada também à teimosia, enquanto a persistência é o ato de manter ou até mesmo resistir, mas com uma conotação mais positiva.

Em sua aplicação prática, as duas palavras falam em foco nos objetivos. Mas enquanto com o uso de insistência a pessoa remete a mesma estratégia, a persistência pode incluir rever as ações e se adequar a fim de alcançar o seu objetivo final.

Veja também: Perseverança

Data de atualização: 15/11/2016. O significado de Persistência está na categoria: Geral