Significado de Obediência

O que é Obediência:

Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém.

Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer. A obediência é considera um ato de conformidade perante ordens recebidas de alguém, seja uma pessoa, um grupo ou uma instituição (como a polícia federal, por exemplo).

Um sujeito obediente é também considerado passivo ou submisso perante outra pessoa (dominante), seja através do respeito e admiração ou pelo medo, temor ou receio das possíveis consequências ao desobedecer o dominador.

As leis e normas de uma nação, por exemplo, devem ser permeadas pela obediência geral da sociedade, ou seja, todos devem obedecer e cumprir o que estiver pré-estabelecido e decretado como lei de ordem.

A chamada obediência passiva é caracterizada por uma submissão cega às ordens recebidas. Os monges, por exemplo, são obrigados a fazer votos de obediências para obedecer cegamente às ordens do superior eclesiástico.

Droga da Obediência

"Droga da Obediência" é o primeiro livro de uma série intitulada "Os Karas", do escritor brasileiro Pedro Bandeira, especialista em histórias infanto-juvenis.

Obediência a Deus

A obediência a Deus significa a obediência à Palavra de Deus, ou seja, aos ensinamentos que Ele deixou para que todo cristão possa seguir para conquistar um lugar no Paraíso, após a sua morte.

O sentido de obediência a Deus está presente em todas as religiões, seja cristã ou mesmo pagã. Na Antiga Grécia, por exemplo, os discípulos de todos os deuses exerciam atividades e cultos de veneração e obedeciam as normas supostamente ordenadas por cada divindade.

No âmbito religioso, o conceito de obediência é passível, ou seja, as leis de Deus (ou dos deuses) é normalmente seguida cegamente pelos que acreditam nas doutrinas de determinada religião.

Obediência Hierárquica

A obediência hierárquica está presente dentro dos serviços públicos, sendo entendida como uma subordinação de cargos ou funções públicas.

Um superior hierárquico é quem tem um título ou função pública acima de outro cargo, sendo o subordinado obrigado a cumprir as ordens, desde que estejam dentro do sentido legal (ou seja, que não sejam ilegais).

Para que seja configurada a obediência hierárquica, três regras devem ser cumpridas:

  • A ordem hierárquica deve ser funcional: deve ser dentro de um serviço público, sendo isentas relações familiares ou privadas (patrão e empregado);
  • Não ser ilegal: as ordens não devem ir contra as leis. Caso sejam emitidas ordens desta natureza, tanto o superior hierárquico quanto o subordinado deverão responder por crime. Exemplo: "O capitão deu a ordem para que o soldado torturasse o preso. Essa ordem é inaceitável, pois a tortura é crime. A ordem é ilegal".
  • Atuação dento dos limites: o subordinado não deve exceder os limites estabelecidos pelo superior na ação de cumprimento de determinada ordem ou dever.

Veja também os significados de Venerar e Temor.

Data de atualização: 18/01/2017.