Respeito

Atualizado em

O que é Respeito:

Respeito é um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade. Seja em relações interpessoais ou em vista de normas, regras ou de um poder instituído.

O respeito pode se dar em diferentes níveis de relações de poder e hierarquia. Em relações de inferioridade, igualdade e superioridade hierárquica ou de poder.

Em relações em que a pessoa respeita algo que é maior ou mais poderoso. Nesse sentido, o respeito está diretamente ligado à obediência. Por exemplo, no respeito às leis, às instituições, às regras de um jogo, à autoridade, a Deus ou à doutrina de uma religião.

Em relações de igualdade, onde ambas as partes possuem o mesmo poder ou não há hierarquia. Nesses casos, o respeito está relacionado com a lealdade, a honestidade e a justiça. Por exemplo, no respeito entre pessoas (respeito ao próximo), em relações afetivas ou de trabalho.

Já nas relações em que há uma superioridade hierárquica ou de poder, o respeito está ligado à tolerância, à consideração ou não discriminação. Por exemplo, o respeito às minorias, respeito às diferenças, às crianças, aos idosos, à natureza, etc.

Nesses casos, a pessoa que respeita busca não impor a sua vontade de forma autoritária, ainda que possua poder para isso. O sentimento de respeito pode ser movido por empatia, apreço ou deferência.

Segundo a etimologia, "respeito" é oriundo do latim respectus que significa "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.

Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.

As religiões abordam o tema do respeito a Deus, como forma de obediência e submissão aos princípios religiosos, e também o respeito ao próximo.

O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para o convívio social e é um dos princípios fundamentais da maioria das religiões.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis, autoritárias ou injustas em relação a outra.

Respeitar não significa concordar plenamente com outra pessoa, mas significa não discriminar, ofender ou impedir que uma pessoa realize suas próprias escolhas.

Veja também: