Significado de Relacionamento

O que é Relacionamento:

Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.

Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.

É comum o termo “relacionamento” remeter para a relação amorosa entre um casal quando se usa a palavra isolada. Por exemplo: “O meu relacionamento não vai bem”. Entretanto, o termo pode se referir a qualquer tipo de relação que exista entre duas ou mais pessoas.

Relacionamento interpessoal

A forma como uma pessoa se relaciona com os outros, na vida pessoal ou profissional, faz parte dos seus relacionamentos interpessoais.

O relacionamento interpessoal consiste na relação desenvolvida entre duas ou mais pessoas e na forma como se estabelece a comunicação entre elas. Está associado à capacidade de interação e à habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são.

O assunto é estudado pelas áreas de psicologia e sociologia, tanto para compreender a forma como estas relações acontecem e como melhorá-las, como para compreender quais são os impactos sociais dos relacionamentos humanos.

Saiba mais sobre o significado de Relacionamento interpessoal.

Relacionamento afetivo

Os relacionamentos afetivos são as relações que são baseadas nos sentimentos entre as pessoas, como acontece nos relacionamentos familiares, entre os casais e nas amizades.

São as relações que nascem e se mantêm não por uma obrigação de relacionamento, mas porque existe afeto, cumplicidade e afinidade emocional e intelectual entre as pessoas envolvidas.

No contexto afetivo dos relacionamentos entre casais, o termo também surge nas diferentes maneiras de se relacionar com alguém: relacionamento à distância, relacionamento aberto, relacionamento sério, site de relacionamentos, etc.

Leia também sobre Relacionamento aberto.

Já no contexto familiar, o relacionamento entre pais e filhos, ou entre irmãos, é um tema que muito se discute sob a perspectiva dos inúmeros problemas que podem surgir quando não há uma ligação forte e bem estruturada entre os membros de uma família.

Relacionamento no trabalho

O relacionamento no trabalho se refere às relações que surgem no ambiente de trabalho. Estas também podem criar um vínculo afetivo em alguns casos, mas o surgimento da relação acontece em razão da relação de trabalho que existe entre as pessoas.

Manter um bom relacionamento com colegas, colaboradores e superiores, baseado em respeito e empatia, é fundamental para garantir um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Veja também o significado de Marketing de Relacionamento.

Data de atualização: 28/02/2019.