Significado de Varão

O que é um Varão:

Varão é o mesmo que homem adulto, indivíduo do sexo masculino ou ainda homem corajoso, viril e digno de respeito.

Por extensão, ao usar o termo varão para se referir a alguém, automaticamente está atribuindo o significado de ser esta pessoa dotada de qualidades específicas, como a coragem, o esforço e a virilidade. Em suma, um varão não representaria um simples homem ordinário, mas um indivíduo ilustre e excepcional.

De acordo com a gramática portuguesa, o feminino de varão é varoa ou virago, caso o termo esteja na sua forma irregular.

A partir de outra acepção, a palavra varão também pode significar o aumentativo de vara, ou seja, uma grande vara, feita normalmente de metal ou ferro.

Varão na Bíblia

Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

“Disse então o varão: esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada varoa, porque do varão foi tirada” (Gênesis 2:23).

Varoa (versão feminina de varão) também ser bastante usado pelos evangélicos como forma de tratamento entre os membros da própria religião. O sentindo em utilizar estas palavras como sinônimos de “homem” e “mulher” é justamente para relacionar a qualidade de pessoas fiéis, devotas e crentes em Deus.

O significado de Varão está na categoria: Língua Portuguesa