Significado de Debalde

O que é Debalde:

Debalde quer dizer inutilmente, em vão.

Ao dizer que alguma coisa é debalde, o sujeito indica que aquilo é desnecessário, inútil, que não tem serventia e será desperdiçado. Pode ser associado àquilo que não tenha um objetivo concreto, que não seja focado, que é feito ao léu, à toa.

Debalde é classificado enquanto um advérbio, e aponta de que forma é tomada a ação. No caso, ao incluir o advérbio debalde na setença quer se determinar a inutilidade daquilo que é feito.

O sinônimo de debalde é inutilmente.

A palavra faz parte de um trecho bíblico do Antigo Testamento, Livro de Jó, Capítulo 1, Versículo 9:
"Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: porventura teme Jó a Deus debalde?"

O livro de Jó fala de sofrimento humano e a soberania divina.

Jó era um homem de fé e abençoado com posses e uma grande família. Um dia Satanás junta-se ao grupo dos filhos de Deus e questiona o Senhor sobre a necessidade que Jó teria de temer a Deus, já que ele era um homem íntegro e sem pecados, e não teria sofrimento em sua vida desta forma.

É o que fica dito na frase "porventura teme Jó a Deus debalde?" A frase quer dizer se por acaso a temência que Jó tem a Deus é em vão.

A mensagem final do livro não só os que não têm fé que sofrem. Que o sofrimento faz parte da vida humana e da provação da fé, mostrando que a atitude de Jó não é debalde, ou seja, não é inútil.

Atualizado em