Vultoso e Vultuoso
Vultoso e vultuoso são dois adjetivos parônimos na língua portuguesa, ou seja, possuem pronúncia e grafia similar, mas com significados totalmente diferentes.
Vultuoso, significado:
A palavra "vultuoso" é referente ao que está inchado ou algo que é volumoso, devendo ser utilizado dentro da medicina para determinar alguém que sofre com vultuosidade.
A vultuosidade é a condição de quem apresenta os lábios e o rosto muito inchado e avermelhado, com os olhos salientes. A vultuosidade pode ser o sintoma de alguma doença ou reação alérgica.
Exemplo: "Os médicos examinaram o rosto vultuoso da menina" ou "Acho melhor você procurar alguma orientação médica, pois a sua face continua bastante vultuosa".
Vultoso, significado:
Já a palavra "vultoso" deve ser empregada para qualificar o valor ou quantidade excessiva de algo, sendo também utilizada no sentido de alguma coisa com muita importância ou volume.
Este termo é utilizado, principalmente, em situações que envolvem quantidades significativas de números ou objetos, quando algo está em excesso ou com um valor considerável.
Exemplo: "O rapaz teve despesas vultosas para viajar à Europa" ou "O Brasil está passando por vultosos acontecimentos políticos".