Significado de Possa

O que é Possa:

Possa é a forma conjugada na primeira ou terceira pessoa do singular do verbo poder, se referindo a ação de conseguir algo ou alguma coisa. Esse substantivo deverbal ainda pode significar o ato de ter uma oportunidade ou a capacidade para algo.

Exemplo: “Espero que eu possa viajar com vocês neste fim de semana” ou “Desejo que ele possa ser um melhor pai”.

Alguns dos principais sinônimos de possa são: consiga, controle, seja capaz, suporte, aguente e tolere.

Possa ou poça

Ambas as palavras estão corretas e existem na língua portuguesa, porém possuem grafia, pronúncia e significados diferentes.

Possa, como dito, é referente ao verbo poder, utilizado neste tempo verbal para indicar hipóteses, desejos e suposições. Em suma, o verbo poder também é sinônimo de ter capacidade, autoridade, força e controle de algo.

Saiba mais sobre o significado de Poder.

Por outro lado, a palavra poça é classificada como um substantivo feminino e significa um pequeno buraco com pouca profundidade onde a água costuma estar acumulada. Quando há o acumulo de algum líquido no chão, por exemplo, este também costuma ser referido como uma poça. Exemplo: poça de água.

Poça é pronunciada com a vogal “o” fechada, ou seja, como se estivesse com um acento circunflexo (ô). Já a palavra possa é pronunciada com a vogal “o” aberta, como se estivesse com um acento agudo (ó).

Publicado em