Significado de Zodíaco

O que é Zodíaco:

O zodíaco, de acordo com a astronomia - ciência natural que estuda os astros e corpos celestes - é uma zona da esfera celeste, que se prolonga a 8,5º de uma a outra parte da eclíptica, e na qual se movem o Sol, a Lua e todos os outros grandes planetas e planetóides.

Já a astrologia - pseudociência que alega ter os corpos celestes influência sobre a personalidade e vida das pessoas na Terra - divide a mesma zona da esfera cósmica em doze partes, cada uma com 30º de longitude, conhecidas por "signos do zodíaco".

Os signos levam o nome das doze constelações que estão na linha do zodíaco, há mais de 2 mil anos: Áries, Touro, Gêmeros, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

O signo do zodíaco de uma pessoa é definindo a partir da observação do Sol (signo solar), verificando em qual constelação ele está localizado no momento do nascimento do indivíduo, por exemplo.

De acordo com a astrologia, os signos do zodíaco têm o poder de definir a personalidade ou influenciar o curso da vida de uma pessoa.

Zodíaco Chinês

Na astrologia chinesa, os doze animais que formam os signos do zodíaco representam um reflexo do próprio Universo.

Os animais do signo chinês são o Rato (Shú), Boi (Niú), Tigre (Hú), Coelho (Tú), Dragão (Long), Serpente (Shé), Cavalo (Ma), Carneiro (Yáng), Macaco (Hóu), Galo (Ji), Cão (Gou)e Porco (Zhu).

Ao contrário do conceito que a astrologia ocidental oferece para explicar a definição dos signos do zodíaco, não se sabe ao certo a origem dos animais do horoscópo chinês.

Outra grande diferença está na divisão das casas do zodíaco. Os signos ocidentais são divididos por meses do ano, enquanto que nos signos chineses são definidos por ano. Cada ano representa um animal específico do horoscópo chinês.

Ver também:

Data de atualização: 09/09/2014.