Significado de Épico

Daniela Diana
Revisão por Daniela DianaProfessora licenciada em Letras

O que é Épico:

Épico é uma palavra que classifica uma ação heroica, que pode ser baseada em fatos apurados ou inventados - do latim "epicus". Épico é usado também para adjetivar um feito memorável, extraordinário, uma proeza, algo muito forte e intenso.

O gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Consiste em um gênero literário originário do âmbito da poesia (poesia épica), que relata os atos heroicos de personagens reais ou lendários.

Hoje, o gênero literário épico não se restringe apenas à poesia. Dentro da literatura existem obras épicas em romances, contos e crônicas, por exemplo. Tampouco se restringe à literatura: épico pode ser utilizado para referir-se à música, filmes e teatro.

A origem do gênero épico

O gênero literário épico (também chamado de gênero narrativo) teve origem na Antiguidade Grega. Era um estilo de narrativa em versos que retratava feitos heroicos como guerras, aventuras e histórias mitológicas de deuses e semideuses.

Como essa narração era feita em versos, o gênero épico tem sua origem na poesia. Os poemas épicos eram também chamados de epopeias e as primeiras e principais obras desse gênero literário foram Ilíada e Odisseia, do poeta grego Homero.

Outras famosas obras em estilo épico em prosa (epopeia) são: a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri na Idade Média e Os Lusíadas, de Luís de Camões, feita na Idade Moderna.

Saiba mais sobre mitologia e epic.

Ilíada e Odisseia

Homero, autor de Ilíada e Odisseia viveu por volta do século VIII a.C. e foi o precursor do estilo literário épico com esses dois livros.

A Ilíada retrata o fim da Guerra de Troia e começa com o sequestro da princesa da Grécia, Helena, pelos troianos. Os gregos oferecem de presente aos troianos um enorme cavalo de madeira.

O que os troianos não imaginavam é que dentro desse cavalo havia centenas de soldados gregos, que durante a madrugada saíram de dentro do cavalo e atacaram os inimigos.

A Odisseia retrata as aventuras do retorno dos gregos para Grécia ao final do combate e tem como personagem central o guerreiro Ulisses. No trajeto de volta para casa, os guerreiros enfrentam sereias, ciclopes e outros personagens da mitologia grega.

Acredita-se que esses poemas tenham sido escritos apenas no século VI a.c. e que Homero usou como fonte de informação para os livros, as histórias que eram passadas oralmente de pais para filhos.

Como não há outros registros sobre essa época, esses poemas são importantes fontes para compreender como funcionava a civilização grega naquele período.

Veja também o significado de Cavalo de Troia.

Os gêneros literários

A literatura se divide em três gêneros: épico, lírico e dramático. A divisão entre os gêneros literários surgiu na antiguidade, com os filósofos gregos Aristóteles e Platão.

As categorias que utilizamos hoje para classificar os livros, como ficção científica, horror e biografia, são subdivisões, mas todas as produções literárias se enquadram em um dos três gêneros principais. Isto é, toda e qualquer obra literária é ou épica ou lírica ou dramática.

O gênero literário épico se caracteriza basicamente pela narração de uma história, com personagens, em uma determinada época e local.

Apesar de ter sua origem na poesia, hoje, esse estilo literário é mais comumente construído em prosa, como romances, contos e crônicas - é o gênero que abarca a maior parte da produção literária.

Os outros dois gêneros literários são o lírico e o dramático. Lírico refere-se à sonoridade e tem o objetivo de transmitir o sentimento do eu lírico e não necessariamente contar uma história, como o gênero épico. São exemplos de textos líricos a poesia e os sonetos.

E o estilo dramático são os textos produzidos para dramaturgia, isto é, para serem representados em peças teatrais. Tragédia, comédia e drama são as subdivisões do estilo dramático.

Gênero Épico Lírico Dramático
Característica Texto que narra uma história - o autor pode ou não fazer parte dela. O texto busca transmitir sentimentos e emoções do eu lírico Texto para ser representado no teatro, escrito sobretudo em forma de diálogo.
Subgêneros Romance; conto; crônica; novela; fábula; ensaio e epopeias. Poesias; sonetos; haicai; Acróstico; Ode. Tragédia; comédia; drama.

Veja também o significado de literatura, poesia e prosa.

Filme épico

Filme épico é um gênero que retrata contos de grandes heróis e toda a história se baseia em apenas um personagem principal ou de um determinado povo. As formas narrativas são bastante objetivas, e seu alvo é criar um mundo que se pareça com a realidade concreta.

Filmes épicos são geralmente caracterizados por serem filmes medievais, documentários históricos e filmes de época.

Música épica

Épico é utilizado para designar um subgênero do rock progressivo, o rock épico. As músicas épicas são composições longas, que duram de 15 a 20 minutos e em alguns casos podem durar até uma hora. Pink Floyd, Jethro Tull e Yes são exemplos de bandas que fizeram composições épicas.

Além disso, são também consideradas músicas épicas as trilhas sonoras de alguns filmes de ficção, aventura e suspense.

Veja também o significado de epopeia, Odisseia e Grécia Antiga.

Data de atualização: 09/05/2019.

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.