Significado de Estrela cadente

O que é uma Estrela cadente:

Estrela cadenteEstrela cadente é o pedaço de um meteoro ou de outra partícula cósmica que, ao entrar na atmosfera da Terra, deixa um rastro luminoso por onde passa devido a queima do seu material.

Lembrando que as estrelas cadentes não são de fato estrelas, mas sim corpos celestiais (como meteoros ou pedaços de asteroides) que atingem a atmosfera do planeta.

Saiba mais sobre as Estrelas.

Ao atingir a atmosfera, a velocidade média da estrela cadente é de 250 mil km/h. A maioria delas são totalmente desintegradas antes de chegarem ao solo, normalmente entre os 90 e 180 km acima da superfície terrestre.

Aliás, do ponto de vista científico, caso o corpo celeste consiga atingir a superfície da Terra a sua nomenclatura muda, passando a ser chamado de meteorito. O termo meteoro ou estrela cadente costuma ser usado apenas para as partículas cósmicas que se desfragmentam totalmente quando entram em contato com a atmosfera terrestre.

Ao longo de toda a história da humanidade são atribuídos diversos simbolismos para o avistamento de estrelas cadentes, como sendo um sinal de boa sorte ou de mudanças. Mas, de acordo com a cultura, as estrelas cadentes também podem representar um mau presságio, por exemplo.

Segundo a crendice popular, as pessoas costumam fazer um pedido sempre que avistam uma estrela cadente. De acordo com a lenda, acreditava-se que a estrela cadente representava o momento exato em que os deuses estavam a contemplar a vida na terra e, neste caso, seria o momento ideal para fazer com que pudessem ouvir e realizar os desejos das pessoas.

A palavra “estrela cadente” é traduzida para inglês como shooting star.

Ver também: significado de Meteoro.

O significado de Estrela cadente está na categoria: Ciência