Estrela-cadente
Estrela-cadente é o pedaço de um meteoro ou de outra partícula cósmica que, ao entrar na atmosfera da Terra, deixa um rastro luminoso por onde passa devido à queima do seu material.
Lembrando que as estrelas cadentes não são de fato estrelas, mas sim corpos celestes (como meteoros ou pedaços de asteroides) que atingem a atmosfera do planeta.
Ao atingir a atmosfera, a velocidade média da estrela-cadente é de 250 mil km/h. A maioria delas são totalmente desintegradas antes de chegarem ao solo, normalmente entre os 90 e 180 km acima da superfície terrestre.
Aliás, do ponto de vista científico, caso o corpo celeste consiga atingir a superfície da Terra, a sua nomenclatura muda, passando a ser chamado de meteorito.
O termo meteoro ou estrela-cadente costuma ser usado apenas para as partículas cósmicas que se desfragmentam totalmente quando entram em contato com a atmosfera terrestre.
Ao longo de toda a história da humanidade são atribuídos diversos simbolismos para o avistamento de estrelas cadentes, como sendo um sinal de boa sorte ou de mudanças. Mas, conforme a cultura, as estrelas-cadentes também podem representar um mau presságio, por exemplo.
Segundo a crendice popular, as pessoas costumam fazer um pedido sempre que avistam uma estrela-cadente.
Segundo a lenda, acreditava-se que a estrela-cadente representava o momento exato em que os deuses contemplavam a vida na Terra. Neste caso, seria o momento ideal para fazer com que pudessem ouvir e realizar os desejos das pessoas.
Ver também: o que são Estrelas, o Sol e a diferença entre Astronomia e Astrologia.