Constelações

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

As constelações são padrões de estrelas visíveis no céu a noite. São uma invenção humana: as estrelas as compõe não tem relação entre si, elas simplesmente formam uma figura característica no céu.

A origem das constelações é bastante antiga. Inicialmente, eram usadas para dar explicação a mitos e lendas. Muitas constelações, inclusive, recebem nomes de deuses gregos.

Elas também tiveram um papel importante para os navegantes, pois ajudavam a determinar a localização de embarcações e marinheiros.

Atualmente, as constelações são usadas em estudos de astronomia, auxiliando na identificação de áreas do céu. Ao todo são 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (UAI).

Constelações mais famosas

Órion

Constelação Órion em fundo azul e letras brancas brilhantes.

É uma constelação visível do Hemisfério Sul, também chamada de constelação do caçador, devido ao seu formato. As famosas Três Marias, conjunto de três estrelas que aparecem alinhadas no céu noturno, fazem parte dessa constelação. Ao todo, Órion tem 81 estrelas.

Cruzeiro do Sul

Constelação Cruzeiro do Sul em fundo azul escuro e letras brancas brilhantes.

Também é uma constelação visível apenas do Hemisfério Sul e, por isso, é simbólica para vários países localizadas no sul global, incluindo o Brasil. É composta por 5 estrelas que formam a figura de uma cruz.

Ursa Maior

Constelação Ursa Maior em fundo azul escuro e estrelas brancas brilhantes.

É a constelação mais famosa do Hemisfério Norte, conhecida há milhares de anos e muito citada em obras literárias e cinematográficas. É composta por 7 estrelas.

Ursa Menor

Constelação Ursa Menor em fundo azul e estrelas brancas.

É uma versão menor da Ursa Maior, também com 7 estrelas. Entre elas está a Estrela Polar, fundamental para a localização em navegações na parte norte do mundo.

Cão Maior

Constelação Cão Maior em fundo azul com estrelas brancas brilhantes.

Constelação visível do Hemisfério Sul, está próxima à Constelação de Órion. Tem o formato característico de um cachorro, e visualizando as duas constelações, têm-se o caçador e o seu companheiro, cão. A famosa estrela Sirius faz parte dessa constelação.

Cão Menor

Constelação Cão Menor em fundo azul e com estrelas brilhantes branco azuladas.

Assim como a Cão Maior, é uma constelação que compõe a figura do caçador (Constelação Órion) e seus companheiros cachorros, entretanto essa é uma constelação menor, com 2 estrelas, e melhor visível no Hemisfério Norte.

Andrômeda

Constelação Andrômeda em fundo azul e estrelas brancas brilhantes.

Constelação visível do Hemisfério Norte. Recebe esse nome em homenagem à princesa Andrômeda, da Mitologia Grega, esposa de Perseu.

Perseu

Constelação Perseu em fundo azul escuro e estrelas brancas azuladas.

Outra constelação nomeada por inspiração da Mitologia Grega e também pode ser vista do Hemisfério Norte. Sua localização, quando vista da Terra, é próxima à Constelação de Andrômeda.

Pegasus

Constelação Pegasus em fundo azul escuro e estrelas brilhantes.

É uma constelação antiga, nomeada pelos gregos baseados em sua mitologia. Pode ser vista do Hemisfério Norte e possui 4 estrelas principais. Também é chamada de Quadrado de Pegasus.

Hércules

Constelação Hércules, com fundo azul escuro e estrelas brancas brilhantes.

É uma constelação boreal, ou seja, pode ser vista do Hemisfério Norte. A constelação recebe o nome de um dos heróis mais importantes da Mitologia Grega.

Cassiopeia

Constelação de Cassiopeia em fundo azul e com estrelas brilhantes.

Também é uma constelação boreal, recebe esse nome devido à rainha Cassiopeia, da Mitologia Grega, mãe da princesa Andrômeda. Possui 5 estrelas que formam o característico "w".

Saiba mais sobre os deuses gregos.

Tipos de constelações

  • Austrais - são as constelações visíveis do Hemisfério Sul;
  • Boreais - são constelações visíveis do Hemisfério Norte;
  • Equatoriais - são as constelações visíveis perto da Linha do Equador, ou seja, que estão nos "limites" entre os Hemisférios Norte e Sul;
  • Zodiacais - são as constelações com uma localização específica do céu, na linha imaginária chamada de elíptica. Essa linha representa a trajetória que o Sol faz no céu, quando vista da Terra, durante um ano.

Constelações e o zodíaco

Constelações dos 12 signos do zodíaco em fundo preto e estrelas brancas.

A Astrologia é uma prática que interpreta a posição dos astros (constelações, planetas, entre outros) e sua influência na vida e personalidade das pessoas.

Conforme a data de nascimento, é designado um signo do zodíaco para uma pessoa - que determinaria suas características emocionais e comportamentais. Existem 12 signos do zodíaco e constelações referentes a cada um deles.

As constelações e signos são: Aries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Essas constelações são as chamadas zodiacais, que se localizam em uma faixa do céu, que em uma perspectiva da Terra, o Sol aparenta passar durante o ano.

Além das 12 constelações dos signos, também existe a Constelação Ofiúco (que não corresponde a um signo, mas está na mesma área de trajetória do Sol), que também é considerada zodiacal.

Quando astrólogos dizem que o Sol está em determinado signo, significa que naquele momento do ano o Sol está "passando" pela constelação daquele signo específico.

Veja também a diferença entre Astronomia e Astrologia, o que são estrelas e estrelas-cadentes.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar