Significado de Afrodite

O que é Afrodite:

Afrodite é a deusa do amor, do sexo, da fertilidade e da beleza física, de acordo com a mitologia grega.

A deusa Afrodite é considerada um das mais populares entre todos os deuses da Grécia Antiga, sendo bastante cultuada nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas.

Na mitologia romana, a deusa Afrodite era representada pela figura da deusa Vênus, protetora da beleza, do amor e fertilidade.

Segundo o mito, Afrodite é natural da ilha de Chipre, porém existem diversas histórias que contam como teria sido o seu nascimento.

Algumas versões da lenda contam que Afrodite seria o fruto do amor entre Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas). No entanto, a história mais conhecida sugere que a deusa do amor nasceu a partir da espuma do mar, quando Cronos (deus do tempo) cortou os órgãos genitais de seu pai, Urano (deus do firmamento), e os jogou no oceano. Ao redor do órgão sexual formou-se uma espuma branca que, em contato com a água do mar, deu origem a deusa Afrodite.

Mesmo sendo considerada a deusa do amor e da sexualidade, Afrodite era tida como uma divindade muito vingativa e irritada. Os relacionamentos da deusa eram sempre rodeados por crises e conflitos.

A deusa do amor era casada com Hefesto, o deus do fogo, mas devido a sua natureza sexual, teve diversos amantes, entre deuses e mortais. Consequentemente, Afrodite também teve muitos filhos oriundos desses relacionamentos.

Entre os filhos mais conhecidos de Afrodite, estão:

  • Hemafrodito, filho do relacionamento com Hermes, o deus mensageiro;
  • Eros (deus da paixão e amor) e Anteros (deus da ordem), filhos do relacionamento com Ares, o deus da guerra;
  • Himeneu (deus do casamento), fruto da relação com Apolo, deus da luz e das curas de doenças;
  • Príapo (deus da fertilidade), filho do relacionamento com Dionísio, deus das festas e do prazer.

Veja também o Significado de Mitologia e o Significado de Zeus.

Data de atualização: 08/01/2015.