Significado da frase Águas passadas não movem moinhos
O que significa a frase Águas passadas não movem moinhos:
“Águas passadas não movem moinhos” é um ditado popular utilizado para ensinar que situações vividas no passado não ajudam a modificar o presente.
Esta expressão, típica da sabedoria popular, é bastante antiga e serve como um ensinamento para que as pessoas consigam superar acontecimentos do passado e possam seguir com as suas vidas.
O ditado faz referência ao mecanismo de funcionamento de um moinho de água, que se movimenta com a força da correnteza que passa por ele. A água só movimenta o moinho enquanto está na presença deste, a partir do momento que o ultrapassa, já não serve para movimentá-lo.
A partir desta mesma lógica, a expressão “águas passadas não movem moinhos” pode ser interpretada como se tudo aquilo que já passou, não modificará o presente. Ou seja, quem vive do passado, acaba não aproveitando o presente e não constrói o seu futuro.
Exemplo: “Dona Maria fica sempre triste ao lembrar da época em que trabalhava para a empresa de advocacia. Mas, eu sempre digo-lhe: águas passadas não movem moinhos, dona Maria”.
Em inglês, a expressão “águas passadas não movem moinhos” não possui uma tradução literal, mas existem outros provérbios ingleses que remetem ao mesmo significado que o português, como: “let bygones be bygones” ou “it’s just water under the bridge”.
Para saber mais significados de expressões populares, clique aqui.
-
5 Exemplos de senso comum
- Significado de Gato escaldado tem medo de água fria
- Redenção
- Significado de Chutar o balde
- Significado de Mão de Vaca
-
Bullying: o que é, o que significa, causas e tipos
-
10 Mandamentos de Deus (e seus significados)
- Significado de À noite todos os gatos são pardos
-
Filosofia contemporânea: principais características e filósofos
-
32 frases em latim e seus significados