Significado da frase Águas passadas não movem moinhos

O que significa a frase Águas passadas não movem moinhos:

“Águas passadas não movem moinhos” é um ditado popular utilizado para ensinar que situações vividas no passado não ajudam a modificar o presente.

Esta expressão, típica da sabedoria popular, é bastante antiga e serve como um ensinamento para que as pessoas consigam superar acontecimentos do passado e possam seguir com as suas vidas.

O ditado faz referência ao mecanismo de funcionamento de um moinho de água, que se movimenta com a força da correnteza que passa por ele. A água só movimenta o moinho enquanto está na presença deste, a partir do momento que o ultrapassa, já não serve para movimentá-lo.

A partir desta mesma lógica, a expressão “águas passadas não movem moinhos” pode ser interpretada como se tudo aquilo que já passou, não modificará o presente. Ou seja, quem vive do passado, acaba não aproveitando o presente e não constrói o seu futuro.

Exemplo:Dona Maria fica sempre triste ao lembrar da época em que trabalhava para a empresa de advocacia. Mas, eu sempre digo-lhe: águas passadas não movem moinhos, dona Maria”.

Em inglês, a expressão “águas passadas não movem moinhos” não possui uma tradução literal, mas existem outros provérbios ingleses que remetem ao mesmo significado que o português, como: “let bygones be bygones” ou “it’s just water under the bridge”.

Para saber mais significados de expressões populares, clique aqui.

Atualizado em