Significado de Apartheid

O que significa Apartheid:

Apartheid é uma palavra do idioma africânder que significa separação. Foi o nome dado ao sistema político que esteve em vigor na África do Sul e que exigia a segregação racial.

O Apartheid foi um sistema de segregação da população negra, que vigorou entre 1948 e 1994, comandado pela minoria branca na África do Sul. A política racista do apartheid, pretendia impedir todo o relacionamento entre os indivíduos de "raças" diferentes e submeter a maioria da população a uma reduzida minoria caucasiana.

Criado pelo Partido Nacional da República da África do Sul, o apartheid tinha como objetivo alcançar o desenvolvimento através da separação política, econômica, social e espacial de diferentes "raças". Apenas as pessoas brancas podiam votar e o casamento e relações sexuais entre pessoas de diferentes raças eram proibidas.

A política do apartheid foi muito controversa, tendo sido criticada e combatida por vários países porque pressupunha a discriminação de pessoas negras. Por esse motivo, a África do Sul ficou diplomaticamente isolada.

Apartheid também é uma palavra que descreve qualquer tipo de política ou prática que separa as pessoas de acordo com a sua raça.

Fim do Apartheid

Uma das figuras históricas mais importantes relacionadas com o fim do apartheid foi Nelson Mandela, líder de uma organização conhecida como Congresso Nacional Africano (CNA), que se opôs ao sistema do apartheid. Essa oposição resultou na morte de dezenas de indivíduos negros e na prisão de Nelson Mandela (em 1962), que esteve preso durante 27 anos.

Em Fevereiro de 1990, o presidente da África do Sul Frederick de Klerk terminou o banimento do CNA e de outros movimentos de liberação. Também permitiu a liberdade de imprensa e anunciou a libertação dos prisioneiros políticos, entre eles Nelson Mandela.

Os primeiros passos para o fim do apartheid foram dados em 1990, mas autores indicam que o fim só aconteceu em 1994, quando foi instituído um governo democrático liderado por Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul.

Veja também: Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo

Apartheid social

A expressão apartheid social indica uma situação em que pessoas de diferentes estratos sociais são rejeitadas e discriminadas, não tendo as mesmas oportunidades que as outras pessoas.

Assim, alguns grupos sociais são desfavorecidos, não tendo acesso a condições satisfatórias de educação, saneamento básico, saúde, transporte e moradia.

Data de atualização: 08/07/2019.