Significado de Black Power

O que é o Black Power:

Black PowerBlack Power significa “poder negro” na tradução literal do inglês para o português, e ficou conhecido como um movimento que evidenciava a cultura e a resistência negra numa sociedade predominantemente racista.

O cabelo black power é um dos principais símbolos deste movimento cultural que começou a ganhar destaque nos anos 1960 e 1970, principalmente nos Estados Unidos.

A ideia era desconstruir a imagem do padrão de beleza eurocêntrico e promover a fortificação da identidade e raízes africanas da população negra estadunidense. Para isso, homens e mulheres de etnia negra começaram a abdicar das populares técnicas de alisamento capilar e passaram a usar os seus cabelos ao natural, estilo este que ganhou o nome de “cabelo black power”, pois era usado pelos ativistas deste movimento na tentativa de valorizar a estética negra (o "poder negro").

Atualmente, o cabelo black power é bastante popular, passando inclusive a ser apropriado por outras culturas. No entanto, é importante lembrar que o uso deste penteado representa muito mais do que uma tendência de moda, mas sim um poderoso símbolo de empoderamento que representa a luta contra o preconceito racial.

Saiba mais sobre o Racismo.

Movimento dos Panteras Negras

Os membros do Partido dos Panteras Negras (Black Panther Party, em inglês) defendiam uma revolução social contra a opressão que era sofrida pelos negros americanos em meados da década de 1960.

Os símbolos do Black Power estiveram aliados ao discurso do nacionalismo negro propagado pelos Panteras Negras.

Ao contrário do pacifista movimento contra o preconceito liderado por Martin Luther King, os Panteras Negras defendiam a luta armada do povo negro contra a “exploração branca”. Entre algumas das demandas feitas por este grupo revolucionário estava a isenção dos negros de pagar impostos, a libertação de todos os presos negros e o pagamento de uma indenização a comunidade negra pelos séculos de escravidão.

Huey Newton e Bobby Seale foram os principais lideres e fundadores do Partido Político de Autodefesa Panteras Negras, em 1966, na cidade de Oakland, na Califórnia.

O Partido dos Panteras Negras permaneceu ativo até 1982.

Ver também: Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo.

Data de atualização: 30/12/2016. O significado de Black Power está na categoria: Expressões em Inglês