Significado de Atacado e varejo

O que é Atacado e varejo:

Atacado e varejo são duas modalidades distintas de comercialização de produtos, com características e públicos próprios.

O atacado fornece produtos em grandes quantidades, geralmente para revenda, enquanto o varejo vende em menor quantidade, mas diretamente ao público alvo. 

Juntos, estes modelos de comércio suprem as diferentes demandas do mercado e movimentam a economia.

Comércio atacadista

O comércio atacadista (ou atacado) é a venda de produtos em grande quantidade, geralmente destinada à revenda por parte de outros comerciantes. Por esse motivo, o mercado atacadista é marcado pela produção em massa de produtos iguais e pelo preço baixo, tendo em vista que o lucro é obtido através da alta quantidade vendida.

O vendedor por atacado é comumente chamado de “distribuidor”, tendo em vista que, em regra, repassa as mercadorias para outros comerciantes. Assim, na maioria das vezes, o atacadista é a própria fábrica criadora do produto. Vale esclarecer, no entanto, que nada impede que o atacadista venda direto para o consumidor final.

Comércio varejista

O comércio varejista (ou varejo) é a modalidade de venda que atende diretamente o consumidor final, e a forma mais comum de venda utilizada no cotidiano de lojas e mercados. No varejo, os produtos são vendidos em unidades ou em pequenas quantidades, de acordo com a necessidade exata do consumidor. Por esse motivo, o preço sempre será mais alto do que no atacado.

É importante ressaltar que a venda realizada pelo atacadista diretamente ao consumidor final não qualifica varejo.

Diferenças entre atacado e varejo

Com o mercado cada vez mais dinâmico, os comerciantes ajustam seus negócios de acordo com as demandas e acabam por flexibilizar as diferenças entre atacado e varejo. No entanto, em termos gerais é possível afirmar que:

.AtacadoVarejo
Mercado VisadoAtacados menores ou varejos (revenda)Consumidor final
Volume de ComprasAlto volumeBaixo volume
Modo de OperaçãoFrota de veículos e depósitos geralmente situados fora da perímetro urbanoLojas situadas no perímetro urbano
Área de AtuaçãoNacional, estadual ou municipalLocal*
Custo da MercadoriaPreço unitário reduzido devido ao alto volume de vendasMaior preço unitário devido ao baixo volume de vendas 

*Embora o comércio varejista tenha, em regra, área de atuação local, as vendas pela internet são perfeitos exemplos de varejo em âmbito nacional.

Atacarejo

Existe, ainda, a modalidade intermediária de venda popularmente chamada de atacarejo. Como o próprio nome sugere, o atacarejo combina características de atacado e varejo para atender demandas específicas de quantidade e preço.

Assim, o atacarejo comercializa produtos em quantidades médias e preços ajustados, geralmente para pequenos comerciantes ou para o consumidor final.

Data de atualização: 22/05/2018. O significado de Atacado e varejo está na categoria: Geral