Significado de Black Friday

O que significa Black Friday:

Em 2020, a Black Friday será realizada no dia 27 de novembro. A data é comemorada sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, diversas lojas do Brasil e do mundo fazem grandes descontos, dando início ao período de compras de natal.

Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. Isso se dá, devido a sua origem nos Estados Unidos, em que foi definida como o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, ou Thanksgiving em inglês.

O feriado norte-americano é tradicionalmente um momento de reunião familiar e o comércio buscou aproveitar esse momento para alavancar as vendas.

Assim, é comum que muitas pessoas aproveitem a oportunidade dos descontos para comprar os presentes de natal, superlotando lojas, disputando os produtos e congestionando alguns sites de comércio online.

A origem da Black Friday

Apesar de hoje em dia a Black Friday ser um sinônimo de oportunidade para vendedores e consumidores em todo o mundo, a origem do termo possui um significado negativo.

O termo foi criado pela polícia da cidade da Filadélfia, na década de 1960, para descrever o tráfego e os tumultos causados no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Entretanto, a partir da década de 1980, o termo passou a ser utilizado para propaganda das ofertas e liquidações.

O fim de semana da Black Friday encerra-se com a Cyber Monday (Segunda Feira Cibernética, em português) onde lojas online fazem vários descontos, para beneficiar o e-commerce (comércio eletrônico).

Além disso, existe também a Gray Thursday, que significa Quinta Feira Cinza. Nesse dia, que é o próprio dia de Ação de Graças, muitas lojas estão abertas e vendem produtos com grandes descontos.

Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday ocorre no mesmo dia que nos Estados Unidos e se popularizou a partir de 2010. Desde então, o governo brasileiro vem intensificando a fiscalização para evitar os abusos que ficaram conhecidos como "black fraudes".

Em geral, os golpes consistem no aumento do preço nos dias anteriores para que com os descontos da Black Friday, os produtos fossem vendidos por um valor próximo ao original.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro, sendo a segunda data mais rentável para o comércio online, atrás apenas do natal.

Veja também:

Data de atualização: 16/11/2020.