Atenciosamente e cordialmente

Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal.

Eles também são bastante utilizadas nas normas comuns de etiqueta, respeitando sua ordem de utilização.

Embora ambos sejam da mesma classe gramatical na língua portuguesa, de maneira isolada, as palavras possuem significados diferentes.

Quando usar "Atenciosamente"

Atenciosamente se refere a algo ou alguém que possua um comportamento atencioso, respeitoso, atento. Ele também pode ser utilizado para finalizar correspondências, na situação em que alguém possui um cargo que é subordinado a outro em um ambiente de trabalho.

Exemplo: “A funcionária atende atenciosamente os clientes”.

Exemplo: "Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Amélia Sousa".

Quando usar "Cordialmente"

Já a palavra cordialmente sugere que algo ou alguém tenha um comportamento verdadeiro, franco, sincero. Ele também e utilizado quando alguém que possui um cargo superior em uma empresa finaliza alguma correspondência.

Exemplo: “Ademais, aguardo retorno sobre esta situação.

Cordialmente,

Paulo da Silva”.

Nas correspondências, o uso da palavra cordialmente é menos formal que o uso de atenciosamente.

Portanto, neste sentido, quando se deve dirigir à uma pessoa de maneira respeitosa, utiliza-se o atenciosamente. Já quando for necessário se dirigir à uma pessoa de maneira franca, sincera, utiliza-se o cordialmente.

É comum também, ao final de correspondências, a utilização da sigla "Att" para substituir a palavra atenciosamente. Entretanto, alguns guias de estilo e etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "Atenciosamente" na sua forma por extenso, sem fazer uso da palavra abreviada.

Saiba mais sobre o significado de Att.

Data de atualização: 03/10/2017.