Atenciosamente e cordialmente

Flávia Neves
Revisão por Flávia NevesProfessora de Português

Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal.

As expressões podem ser utilizadas ao final de comunicações como cartas, e-mails ou em comunicações oficiais.

Como usar "Atenciosamente" e "Cordialmente"

As expressões são consideradas sinônimas e podem ser usadas de maneira equivalente para expressar gentileza e cordialidade ao final de uma correspondência.

Assim, não existe diferença de uso entre as expressões no que se refere à posição hierárquica de quem escreve ou de quem recebe a comunicação.

Atenciosamente remete a uma comunicação ou atendimento feito com gentileza, de forma atenciosa. Cordialmente também expressa o sentimento de gentileza e de cordialidade.

Veja os exemplos de aplicação em correspondências de caráter formal:

Exemplo: "Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Amélia Sousa".

Exemplo: “Ademais, aguardo retorno sobre esta situação.

Cordialmente,

Paulo da Silva”.

Uso de Att.

É comum também, ao final de correspondências, a utilização da abreviatura "Att." para substituir a palavra atenciosamente. Esse uso, apesar de ser comum, não está certo. A abreviatura correta para atenciosamente é At.te ou Atte.

Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

Saiba mais sobre o significado de Att.

Manual de Redação da Presidência da República

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, que determina as regras aplicáveis à comunicação em atos oficiais do governo, devem ser usadas apenas duas expressões de despedida nos documentos: atenciosamente e respeitosamente.

A expressão "atenciosamente" deve ser empregada para pessoas que ocupem cargos de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Já "respeitosamente" deve ser utilizada quando o destinatário da comunicação ocupa um cargo de hierarquia superior em relação a quem emite a comunicação.

O manual ressalta a inclusão do Presidente da República nessa regra. Portanto, os documentos encaminhados ao Presidente do país devem ser finalizados com o uso da expressão "respeitosamente".

Leia também sobre a utilização dos Pronomes de tratamento.

Data de atualização: 20/05/2019.

Flávia Neves
Revisão por Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.