Brunch

O que é brunch?

Brunch é uma refeição servida entre o café da manhã e o almoço e costuma substituir ambas refeições. O termo brunch é formado pela junção das palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).

Essa palavra foi criada no século XIX e era utilizada para fazer referência à refeição matinal daqueles que iam para festas no sábado à noite e acordavam mais tarde no domingo.

O brunch é servido por volta das 11 horas da manhã e pode se estender até o meio da tarde. O cardápio é similar ao café da manhã, mas deve ser reforçado, já que ele substituirá o almoço.

As cafeterias costumam oferecer uma opção de brunch em seu cardápio. Também é comum que sejam oferecidos brunches em confraternizações e casamentos.

O que é servido em um brunch?

O cardápio de um brunch pode variar muito conforme o paladar dos convidados, mas é muito comum que se sirvam alimentos semelhantes ao café da manhã.

Alguns exemplos de comida servidas em brunches são bolos, omeletes, bolachas, pães, tapiocas, crepes, frutas, tortas doces e salgadas, geleias e cereais.

Para beber, além do café, são servidos sucos, chás, águas saborizadas, leite e vitaminas. Em alguns brunches podem ser servidas bebidas alcoólicas, como vinhos e drinks.

Brunch

O cardápio de um brunch pode variar conforme a época do ano. Em dias muito frios, costuma-se servir bebidas e pratos quentes e em dias de calor, as frutas e alimentos leves são mais indicados.

Qual a diferença entre brunch e café da manhã?

O café da manhã é uma refeição mais leve e geralmente é servido mais cedo que o brunch, geralmente logo após o momento em que a pessoa acorda.

O brunch acontece do meio para o final da manhã e deve ser uma refeição mais reforçada que o café da manhã, suficiente para fornecer energia para o dia todo.

Saiba também o que é um coffee break.

Data de atualização: 07/04/2020.