Alimentos Não Perecíveis
Macarrão, arroz, feijão, açúcar e leite em pó são exemplos de alimentos não perecíveis. Normalmente, estes são comercializados em sacos de 1 kg. Os alimentos não perecíveis são aqueles que têm maior prazo de validade e duração em relação a outros alimentos.
Um alimento não perecível é o alimento que, se tiver baixo teor de água e for corretamente armazenado, pode estar em boas condições para consumo por mais tempo. Veja mais exemplos desses alimentos:
- macarrão
- fubá
- açúcar
- arroz
- feijão
- polvilho
- óleo
- pipoca
- farinha de trigo
- milho
- soja
- leite em pó
- sal
- biscoitos
- vinagre
- lentilha
- grão-de-bico
- achocolatado em pó
- café
- temperos secos
- ovo em pó
- óleo
- mel
A lista dos alimentos chamados de não perecíveis é longa. Os alimentos com mais durabilidade são os mais secos, ou seja, que têm pouca água em sua constituição. Também são não perecíveis muitos alimentos industrializados.
Os alimentos que são conservados na forma desidratada (como as frutas desidratadas) ou em conserva (como as salsichas e as azeitonas) também são não perecíveis e duram por mais tempo.
Da mesma forma, os alimentos perecíveis que forem congelados também têm o prazo de validade aumentado.
Vantagens dos alimentos não perecíveis
Além de terem o prazo de consumo maior, os alimentos não perecíveis têm outras vantagens em comparação com os demais tipos de alimentos.
Boa parte dos produtos não perecíveis são alimentos de grande importância para a nutrição humana e para o equilíbrio das refeições, como é o caso do arroz, dos grãos e do macarrão.
Além disso, ainda em relação à vantagem do tempo de conservação, os não perecíveis são os alimentos mais indicados para longo armazenamento, que podem ser consumidos em situações de emergência.
Um bom exemplo disso é o uso destes produtos em caso de falta de alimentos, como na situação de um desastre ambiental ou de uma guerra.
Os alimentos não perecíveis estragam?
É importante saber que os alimentos chamados de não perecíveis também perdem a validade e podem estragar, deixando de ser apropriados para o consumo.
A diferença entre os alimentos não perecíveis e os perecíveis é que, se forem armazenados de forma correta, os não perecíveis mantêm sua qualidade para consumo por mais tempo em comparação aos perecíveis.
Alimentos não perecíveis e doação
É muito comum que em campanhas de arrecadação de alimentos seja pedido que os itens doados sejam do tipo de alimentos não perecíveis.
É justamente pela qualidade de validade extensa que estes são os alimentos arrecadados, porque não são perdidos com rapidez e podem ser facilmente armazenados até o momento de serem distribuídos e consumidos.
Como os alimentos não perecíveis são conservados?
Quando se fala em alimento não perecível refere-se ao tempo de validade que ele possui, principalmente se for armazenado em um local que seja seco e sem umidade. Os alimentos também não devem ser guardados em locais onde fiquem expostos ao calor ou ao sol.
A maioria dos alimentos não perecíveis também não precisam ser armazenados em geladeira ou freezer.
O que são alimentos perecíveis?
Ao contrário dos não perecíveis, os alimentos perecíveis (ou alteráveis) são os que estragam com mais facilidade e que têm um prazo de validade mais curto. Isso acontece porque eles têm maior quantidade de água na sua constituição.
Para que sejam conservados, estes alimentos precisam ser mantidos em ambiente seco e fresco, protegidos da luz solar ou refrigerados.
Os alimentos naturais como algumas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e leite se encaixam nessa categoria.
Veja o significado de frutas e a diferença entre os diferentes tipos de legumes e vegetais.
O que são os alimentos semiperecíveis?
Os alimentos semiperecíveis, assim como acontece com os perecíveis, são menos secos e têm menor duração, se forem comparados aos alimentos não perecíveis.
A diferença entre os semiperecíveis e os perecíveis é a "barreira de proteção" que os semiperecíveis têm. O melhor exemplo disso são os alimentos com casca, como a batata, a beterraba e os ovos.
A conservação dos alimentos semiperecíveis é bastante relacionada com a conservação da casca, que tem a função de proteger o alimento dos danos que podem ser causados pela exposição ao sol ou à umidade e que podem, por exemplo, originar o crescimento de fungos.
Também fazem parte da categoria dos alimentos semiperecíveis aqueles que passaram por algum tipo de processo que aumente a sua validade, como alimentos que são guardados na forma de conserva.
- Os tipos de legumes e vegetais
- Deontologia
- Significado de Débito cardíaco
- Anisocitose
- Diferença entre gordura saturada, insaturada e trans
- Nutrição
- Kcal: o que significa e quanto equivale
- Vegetais: o que são, tipos e lista de exemplos
- Diferença entre açúcar demerara, mascavo e refinado
- Proteínas: o que são, exemplos, tipos e funções